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"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!" Paulo Freire

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sábado, 28 de abril de 2012

JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO



Sugestões de Jogos para Alfabetização

JOGO DE RIMAS
Objetivo:
Levar a criança a conhecer vários tipos de palavras que rimam entre si.

- Material:

Lápis, papel e relógio;

- Como executar:

O professor proporá as crianças que escrevam o maior número de palavras quetenham o mesmo som final (ex. balão, pavão, botão etc. )Este jogo poderá ser individual ou em grupo.O professor dará um tempo para as crianças terminarem a tarefa minutos.No final a criança ou grupo, irá ler as palavras que conseguiram escrever.Vence quem conseguir o maior número de palavras.
A PALAVRA É...
- Material:

Rótulos de produtos, fichas com palavras recortadas de jornais e revistas ou palavras que fazem parte do conhecimento da criança.

- Como jogar:

Colocar dentro de uma sacola, envelope ou caixa o rol de palavras significativas.O aluno retira uma palavra e lê em voz alta. Ganha quem conseguir ler mais palavras.
BINGO DE PALAVRAS
- Material:

cartela com palavras contextualizadas em sala de aula (nomes de pessoas, animais,frutas, flores, brinquedos, etc.).

- Como jogar:

Cada criança recebe uma cartela do bingo com nomes diversificados.Colocar em uma sacola cartões com as letras do alfabeto.Sortear uma letra. Quem tiver na cartela a letra sorteada vai marcando comtampinhas ou sementes. Vence quem primeiro preencher a cartela.
ALFABETO ILUSTRADO

Ideal para crianças em fase de alfabetização.
Promove a associação significativa entre imagem e palavra.

- Material:

Confeccione 23 palavras em cartões que fazem parte do vocabulário da criança e mais 23 cartões com o desenhos das palavras.

- Como jogar:

Para começar, os cartões devem ser virados com a face para baixo e embaralhados. Cada criança recebe 4 cartões e os demais ficam no monte. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Vence quem tiver o maior número de associações.
DOMINÓ DE LETRAS
Através desse jogo, crianças a partir de 5 anos aprendem a diferenciar letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto.

- Material:

Confeccionar 24 peças tipo dominó, uma parte com letra maiúscula e a outra com letra minúscula.A primeira peça terá a mesma letra nas duas partes, porém as demais em peças diferentes.

-Como jogar:

Poderão participar até 4 jogadores. Embaralhar as peças e dividir em número igual aos participantes. O primeiro a jogar será o jogador que tiver a peça A a.O próximo será o jogador que tiver a peça com a letra “A” maiúscula.Os Jogadores deverão encaixar sempre as letras minúsculas nas maiúsculas.Sempre que for a vez de um jogador e ele não tiver a peça que encaixa, eledeverá passar a vez para quem tiver.Vencerá quem encaixar todas as peças no jogo primeiro.
FORCA

- Colocar na lousa as lacunas da palavra e desenhar a forca.Consiste em adivinhar qual a palavra que está escondida. O aluno vai sendo enforcado aos poucos a cada letra que errar. Deve dizer as letras que acha que vão formar a palavra.

- Duas modalidades do jogo:

1) Jogo sem dica e sem tempo limite. Tem que adivinhar as letras para formar a palavra.

2) Jogo com dica e com limite de tempo. A resposta é a palavra escondida. Se oferecer a dica da palavra, o aluno terá um limite de 2 minutos pra conseguir adivinhar.
Quebra-Cabeça das Sílabas

Materiais:

- Imagens diversas;
- Palavras Digitadas no computador e impressas;
- Papel cartaz;
- Contact;
- Cola bastão, tesoura e lápis de cor.
Confecção:
- Corte o papel cartaz em cartões com 15cm de altura por 10 cm de largura;
- Cole as figuras no cartão recortado com seu nome logo abaixo (se as figuras forem preto e branco pode-se colorir com lápis de cor);
- Cubra tudo com contact;
Corte o cartão na vertical separando as sílabas da palavra

Modo de jogar

Pode-se jogar individualmente ou em duplas;
- O aluno deve encaixar as peças até formar a figura e a palavra correta.

ATIVIDADES PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCRITA


ATIVIDADES PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCRITA

Nível Pré-Silábico
- Estar imersa em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita;
- tomar contato com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;
- ouvir, contar e escrever histórias;
- memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);
- analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras;
- Observar os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;
- analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.
-atividades permanentes:
Cantar parlenda suco gelado apresentando e recitando as letras do alfabeto.
Formar nome próprio e dos amigos com letras móveis
Ler a chamadinha
-Associar palavras e objetos;
-Memorizar palavras globalmente;
-Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
-Distinguir letras e números;
-Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras --significativas;
-Relacionar discurso oral e texto escrito;
-Distinguir imagem de escrita;
-Observar a orientação espacial dos textos;
-Produzir textos pré-silabicamente;
-Ouvir e compreender histórias;
-Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.
SILÁBICO COM E SEM VALOR SONORO
Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
Contar o número de letra das palavras;
Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
Produzir textos silabicamente;
Ouvir e compreender histórias;
Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).
Cruzadinhas com banco para os alunos no nível silábico sem valor. Para os alunos silábicos com valor poderá ter ou não o banco de palavras, de acordo com as necessidades e os objetivos.
Caça palavras
Listas (leitura e escrita) sempre no mesmo campo semântico
Escrever textos que se sabe de memória
Produzir diferentes tipos de textos silabicamente
Leitura de ajuste
Textos lacunados
Nomear seres e objetos (sempre no mesmo campo semântico)
SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO
-Compor palavras com sílabas;
-Decompor palavras em suas sílabas;
-Produzir diferentes tipos de textos alfabeticamente;
-Ler e compreender diferentes topos de textos;
-Completar palavras com as sílabas que faltam;
-Completar frases;
-Ampliar frases;
-Observar a segmentação entre as palavras no texto;
-Observar os sinais de pontuação;
-Ouvir, compreender e reproduzir oralmente e por escrito diferentes tipos de histórias;
-Textos lacunados;
-Construir frases com palavras dadas.
-Nomear seres e objetos;
-Leitura e escrita de listas;
-Cruzadinhas sem banco de palavras;
-Caça palavras;
-Escrever textos que se sabe de memória;
-Organizar palavras, frases e textos;
-Criar novas versões para histórias conhecidas;

POEMA: O que é Letramento?

Poema: O que é Letramento?

O que é Letramento?
Kate M. Chong

Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
não é treinamento repetitivo
de uma habilidade,
nem um martelo
quebrando blocos de gramática.
Letramento é diversão é
leitura à luz de vela, ou lá fora,
à luz do sol.
São notícias sobre o presidente,
o tempo, os artistas da TV
e mesmo Mônica e Cebolinha
nos jornais de domingo.
É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colados na geladeira,
um bilhete de amor,
telegramas de parabéns e cartas de velhos amigos.
É viajar para países desconhecidos,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
com personagens heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo, sinais de trânsito, caças ao tesouro,
manuais, instruções, guias e orientações em bulas de remédios,
para que você não fique perdido.
Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Reflita...

A educação sem um propósito de transcendência é uma idéia vazia e estreita e pode sempre se tornar instrumento de manipulação dos poderes sociais. Pense nisso!

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MENSAGENS ILUSTRADAS










MAIS MIMOS DO BLOGUINHO DA MINHA AMIGA HANA.


DINÂMICAS PARA ALFABETIZAR.

* * * 50 idéias para alfabetizar* * *

Use a sua criatividade e promova jogos e atividades que ampliarão as possibilidades de LEITURA e ESCRITA das crianças.
Tome nota das seguintes dicas e procure colocá-las em prática,
fazendo as devidas adaptações, conforme a sua realidade:
-Use jogos educativos nas suas aulas.
- Desenvolva atividades lúdicas com seus alunos.
- Procure introduzir cada novo conteúdo de forma diferente.
-Mude a disposição das cadeiras e mesas na sala de aula.
-Faça os alunos participarem das aulas.
- Troque de ambiente e dê aula no pátio da escola, por exemplo.
-Explore cartazes, vídeos, filmes.
-Traga jornais e revistas para a sala de aula.
-Aproveite todo o ambiente escolar.
-Crie aulas diferentes e divertidas.
-Elabore situações problemas para os seus alunos resolverem.
-Busque auxílio nos meios de comunicação.
-Troque experiências com os colegas.
-Valorize as opiniões de seus alunos.
-Peça sugestões aos seus alunos quando for preparar suas aulas.
-Faça trabalhos em pequenos grupos ou grupos sucessivos.
-Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos.
- Incentive e estimule a aprendizagem dos seus alunos.
- Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu trabalho.


*** 50 DINÂMICAS E ATIVIDADES ALFABETIZADORAS ***

Analise cada jogo abaixo e aplique aos alunos de forma a ajudarem a

refletirem sobre a escrita e leitura.


1- Jogo dos 7 erros:
A prof.ª elabora uma lista de palavras e,
em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra.
A criança deve localizar essas 7 substituições.

2- Jogo dos 7 erros:
A prof.ª elabora uma lista de palavras e,
em 7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro – cachroro).
A criança deve achar esses 7 erros.

3- Jogo dos 7 erros:
A profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas,
omite uma letra.
O aluno deve localizar os 7 erros.

4- Jogo dos 7 erros:
A prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas,
acrescenta 1 letra que não existe.
A criança deve localizar quais são elas.

5- Jogo dos 7 erros:
A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.)
e substitui 7 palavras por outras, que não façam parte do texto.
O aluno deve achar quais são elas.

6- Jogo dos 7 erros:
A prof.ª escreve um texto conhecido
(música, parlenda, etc.)e omite 7 palavras.
O aluno deve descobrir quais são elas.

7- Jogo dos 7 erros:
A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.)
e inverte a ordem de 7 palavras.
O aluno deve localizar essas inversões.

8- Jogo dos 7 erros: a profª escreve um texto conhecido
(música, parlenda, etc.) e acrescenta 7 palavras
que não façam parte dele.
A criança deve localizar quais são elas.

9- Caça palavras: a prof.ª monta o quadro e dá só uma pista:
“Ache 5 nomes de animais” por exemplo.

10- Caça palavras: a prof.ª monta o quadro e escreve, ao lado,
as palavras que o aluno deve achar.

11- Caça palavras no texto: a prof.ª dá um texto ao aluno e destaca palavras
a serem encontradas por ele, dentro do texto.

12- Jogo da memória:
O par deve ser composto pela escrita da mesma
palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva.

13- Jogo da memória:
O par deve ser idêntico e, em ambas as
peças, deve haver a figura acompanhada do nome.

14- Jogo da memória:
O par deve ser composto por uma peça contendo
a figura, e a outra, o seu nome.

15- Cruzadinha:
A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando
os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las,
faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória.
Assim, a criança consulta a tabela e “descobre” quais são os
nomes pelo número de letras, letra inicial, final, etc

16- Cruzadinha:
A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente,
colocando os desenhos para a criança pôr o nome.
Mas, para ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos
e seus respectivos nomes,
para que a criança só precise copiá-los, letra a letra.

17- Cruzadinha:
A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando
os desenhos para a criança escreva seus nomes.

18- Bingo de letras:
as cartelas devem conter letras variadas. Algumas podem
conter só letras do tipo bastão; as outras, somente cursivas;
e outras, letras dos dois tipos, misturadas.

19- Bingo de palavras:
As cartelas devem conter palavras variadas.
Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as outras,
somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos.

20- Bingo:
A profª deve eleger uma palavra iniciada por cada letra do alfabeto e distribuí-las, aleatoriamente, entre as cartelas.
(+/- 6 palavras por cartela).
A profª sorteia a letra e o aluno assinala a palavra sorteada por ela.

21- Bingo:
As cartelas devem conter letras variadas.
A profª dita palavras e a criança deve procurar,
em sua cartela, a inicial da palavra ditada.

22- Quebra cabeça de rótulos
: A profª monta quebra cabeças de rótulos
e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimula a
criança a pensar sobre a “ordem das letras”

23- Dominó de palavras:
Em cada parte da peça deve estar
uma palavra, com a respectiva ilustração.

24- Ache o estranho:
A prof.ª recorta, de revistas, rótulos, logomarcas, embalagens, etc.
Agrupa-os por categoria, deixando sempre um “estranho”
(ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas e
1 quente; 3 marcas começadas por “A” e uma por “J”;
4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em
uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho.

25- Procure seu irmão:
Os pares devem ser um rótulo ou logomarca
conhecidos e, seu respectivo nome, em letra bastão.

26- “Procure seu irmão”:
Os pares devem ser uma figura e sua respectiva inicial.

27- Jogo do alfabeto:
Utilize um alfabeto móvel (1 consoante para cada 3 vogais).
Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para cada um.
Vá dando as tarefas, uma a uma:
- levantar a letra;- organizar em ordem alfabética;
- o professor fala uma letra e os alunos falam uma
palavra que inicie com ela;
- formar frases com a palavra escolhida;
- formar palavras com o alfabeto móvel;
- contar as letras de cada palavra;
- separar as palavras em sílabas;
- montar histórias com as palavras formadas;
- montar o nome dos colegas da sala;
- montar os nomes dos componentes do grupo.

28- Pares de PalavrasObjetivo:
utilizar palavras do dicionárioDestreza predominante:
expressão oral.
Desenvolvimento:
O professor escolhe algumas palavras e as escreve na lousa
dentro de círculos (1 para cada palavra).
Dividir a classe em duplas.
Cada dupla, uma por vez, dirigir-se-á até a lousa e escolherá um
par de palavras formando uma frase com elas.
A classe analisará a frase e se acharem que é coerente a dupla
ganha 1 ponto e as palavras são apagadas da lousa.
O jogo termina quando todas as palavras forem apagadas.

29- Formando palavrasNúmero de jogadores:
4 por grupo.Material:
50 cartões diferentes (frente e verso).
Um kit de alfabeto móvel por grupo
(com pelo menos oito cópias de cada letra do alfabeto)
Desenvolvimento:
Embaralhe os cartões e entregue dez deles para cada grupo;
Marque o tempo – 20 minutos – para formarem a palavra com o alfabeto
móvel no verso de cada desenho.
Ganha o jogo o grupo que primeiro preencher
todos os cartões.
Variações:
Classificar (formar conjuntos) de acordo:
- com o desenho da frente dos cartões;
- com o número de letras das palavras constantes dos cartões;
- com o número de sílabas das palavras dos cartões;
- com a letra inicial;

30- Treino de rimasVárias cartas com figuras de objetos
que rimam de três formas diferentes são colocadas diante das crianças.
Por exemplo, pode haver três terminações:
/ão/, /ta/, /ço/.
Cada criança deve então retirar uma carta, dizer o nome
da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras
que tenham a mesma rima.
O teste serve para mostrar as palavras que terminamcom o mesmo som.
Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras
em três pilhas com palavras de terminações diferentes.

31- Treino de aliteraçõesEm uma folha com figuras, a criança deve colorir
as que comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo
(por exemplo, desenho-modelo: casa;
desenhos com a mesma sílaba inicial:
caminhão, cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais diferentes:
xícara, galinha, tartaruga).
A mesma atividade pode ser depois repetida enfatizando-se
a sílaba final das palavras (por exemplo, desenho-modelo:
coração;
desenhos com o mesmo final:
televisão, leão, balão, mão;
desenhos com finais diferentes: dado, uva, fogo).

32- Treino de consciência de palavras e frases com palavras esquisitas,
que não existem de verdade, são ditadas para a criança,
que deve corrigir a frase.
Substitui-se a pseudopalavra por uma palavra correta.
Por exemplo, troca-se
"Eu tenho cinco fitos em cada mão"
por "
Eu tenho cinco dedos em cada mão".
Nesse jogo, palavras irreais são trocadas por palavras que
existem de verdade,deixando a frase com sentido.
Mostra-se que, ao criar frases com palavras que não existem,
essas não têm significado.

33- Quantas sílabas tem...A professora fala uma palavra e o aluno
“bate palma(s)”
de acordo com o número de silabas.

34- Adivinha qual palavra é:
A professora fala uma palavra (BATATA)
e os alunos repetem omitindo a sílaba inicial (TATA)
ou a final (BATA)

35- Lá vai a barquinha carregadinha de ...
A professora fala uma LETRA (ou sílaba)
e as crianças escolhem as palavras.
Ex.: frutas iniciadas com M - maçã, morango, melão, etc...

36- Adivinhando a palavra.
O professor fala uma palavra omitindo a silaba final e os
alunos devem adivinhar a palavra. (ou a inicial)

37- Quantas sílabas? A professora fala uma palavra e a
criança risca no papel de acordo com o número de sílabas
(ou faz bolinhas)

38- Descoberta de palavras com o mesmo sentidoAjude o aluno a

perceber que o mesmo significado pode ser representadA
por mais de uma palavra.
Isso é fácil de constatar pela comparação de frases como as que se seguem:
• O médico trata dos doentes
• O doutor trata dos doentesForneça, em frases, exemplos do
emprego de sinônimos de uso comum como:
• Bonita, bela;
• Malvado, mau;
• Rapaz; moço
• Bebê; neném; • Saboroso; gostoso

39- Descoberta de palavras com mais de um significado.
Com essa atividade, os alunos perceberão que palavras iguais podem
ter significados diferentes.
Ajude-os a formar frases com as palavras:
manga,
botão,
canela, chato;
corredor;
pena, peça; etc

40- Respondendo a perguntas engraçadas.
Faça-as pensar sobre a existência de homônimos através de
brincadeiras ou adivinhações:
• a asa do bule tem penas?
• O pé da mesa usa meia?
• A casa do botão tem telhado?

41- Escrita com música.
1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos;
2) distribuir, entre as equipes, uma folha de papel;
3) apresentar às equipes uma música previamente
selecionada pelo professor;
4) pedir que o aluno 1 de cada uma das equipes registre,
na folha, ao sinal dado pelo professor, suas idéias, sentimentos,
emoções apreendidas ao ouvir a música;
5) solicitar-lhe que, findo o seu tempo, passe a folha ao aluno 2,
que deverá continuar a tarefa.
E assim sucessivamente, até retornar ao aluno 1,
que deverá ler o produto final de todo o trabalho para toda a classe.
Observação:
a folha de papel deverá circular no sentido horário.

42- Conversa por escrito:
1) dividir a classe em duplas;
2) entregar a cada uma das duplas uma folha de papel;
3) pedir às duplas que iniciem uma conversa entre
seus elementos (ou pares), mas por escrito.
Observações:
1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser, mas deverá
registrar a conversa na folha recebida;
2) a dupla não precisará ler sua conversa à classe;
apenas o fará, se estiver disposta a tanto.
Objetivo específico dessa atividade:
ensejar a reflexão sobre as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.

43- Interpretando por escrito:
1) dividir os alunos em equipes de
4 elementos cada uma;
2) numerá-los de 1 a 4;
3) distribuir,
entre as mesmas, pequenas gravuras
(se possível de pinturas abstratas);
4) solicitar que cada uma das equipes registre, por escrito,
o que entendeu sobre os quadros propostos;
5) ler as interpretações obtidas.

44- Brincando com as cores:
1) dividir a classe em equipes de 4 elementos;
2) numerar os participantes de cada uma;
3) distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma cor
(vermelho, verde, amarelo, azul, etc.)
a cada uma das equipes ou grupos;
4) pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes registre,
numa folha de papel que circulará entre os participantes,
suas impressões a respeito da cor recebida;
5) solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.
Observações:

a mesma atividade poderá ser realizada,
mas sem a entrega de cores às equipes.
Neste caso, cada um dos grupos deverá produzir um
pequeno texto sobre uma cor,
sem nomeá-la, mas procurando “dar pistas” a respeito da mesma,
a fim de que os colegas possam descobri-la.
Algumas equipes poderão ler seus textos e, se a cor não for descoberta,
o professor poderá organizar uma discussão sobre esse fato,
apontando, alguns fatores que talvez tenham dificultado a não identificação.
Outra atividade com cores poderá ser a dramatização por
meio de gestos, ou mímica, de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).

45- Compondo um belo texto-poema.
1) dividir os alunos em equipes ou grupos;
2) indicar a cada uma três substantivos
- chave do poema: mar, onda, coqueiro;
3) marcar, no relógio, 10 (dez) minutos para a composição dos poemas;
5) expor, no mural de classe, os textos produzidos pelas equipes.

46- Cinema imaginário:
1) dividir a sala em equipes ou grupos;
2) apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos)
de trilhas sonoras de filmes;
3) solicitar que os alunos imaginem cenas cinematográficas
referente às trilhas ouvidas;
4) interrogar os alunos sobre o que há de semelhante e o que há de
diferente nas cenas imaginadas por eles.
“A partir das respostas a essas perguntas, o professor discutirá,
com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das
experiências pessoais e culturais que compartilhamos,
para que possamos compreender textos
(verbais, não-verbais, musicados, ...)

47- Criação de um país imaginário:
1) dividir os alunos em equipes ou grupos;
2) pedir-lhes que produzam um texto, com ou sem ilustração,
descrevendo um país imaginário, de criação da equipe;
3) solicitar que cada uma dessas leia para as demais o
texto produzido por ela;
4) afixar, nque as coloquem no mural ou varal de classe.o mural da sala,
os textos produzidos pelas equipes.


48- “ Se eu fosse ...”
1) dividir a classe em equipes ou grupos;
2) pedir que cada uma complete as lacunas ou pontilhado
com o nome deum objeto, animal, planta, personagem ou
personalidade humana que gostaria de ser;
3) solicitar que escrevam e/ou desenhem a respeito do que gostariam de ser;
4) pedir que exponham suas produções aos colegas;
5) sugerir

49- Jogo do segredo (telefone sem fio)Dizer uma pequena frase a uma
criança e ela diz essa frase ao ouvido da criança que está ao seu lado
e assim sucessivamente até percorrer as crianças todas.
A ultima diz a frase em voz alta para vermos se coincidiu com a frase inicial.

50- Jogo de formação de frases:
Montagem: faça várias cartelas em cores diferenciadas, contendo:
os substantivos,ações, conectivos e pontuação, separadamente.
(ex: substantivos em rosa, conectivos em azul, etc.).
Como jogar: a professora entrega a uma dupla de alunos cartelas
contendo palavras, vogais e pontuação embaralhadas.
Em seguida, pede a ela que forme as frases corretamente.
Em outro momento, pergunta-lhe se é possível trocar
elementos frasais com as demais duplas.
Assim, os alunos treinam, de maneira lúdica, a comparação
entre frases e entre elementos que estruturam uma frase,
sem preocupar-se com nomenclatura.
Em momento algum, a professora comenta a divisão
de cores dos elementos.
Ela deixa o aluno descobrir as diferenciações, instigando-o
a reparar as diferenças.
Outra forma de brincar é fazer com que uma criança monte
a frase e a outra a leia em voz alta.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves
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