imagens no mouse

efeitos caindo

"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!" Paulo Freire

Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

DINÂMICA "O MELHOR CHOCOLATE"


"O MELHOR CHOCOLATE!” 
 

*OBJETIVOS:
1) Desenvolver a afetividade entre os Participantes.
2)Discutir os Sentimentos que favorecem ou dificultam as relações interpessoais.
3)Discutir Valores e Ética nas Relações Pessoais.

*Nº DE PARTICIPANTES: Até 40 pessoas

*Duração: 15 a 20 minutos.

*Materiais necessários: (Uma Bandeja), (Bombons variados - Pelo menos mais de 40 bombons,ou seja,em número superior ao número dos participantes).
*Preparo da Técnica: Prepare um local que comporte todos os participantes em círculo,de pé.O facilitador deverá fazer parte do círculo e ficar com a bandeja contendo os Bombons nas mãos.

*Desenvolvimento da Técnica:
O facilitador motiva os PARTICIPANTES, dizendo:- "Estes Bombons são para Vocês!"Por essa razão,podem escolher aquele de que mais gostar! Em seguida, passe a bandeja um a um,até que todos tenham obtido o seu.Você deverá orientá-los,para que não comam o bombom naquele momento.Você deverá dizer ao grupo:_" Todos Vocês tiveram a oportunidade de escolher o seu bombom preferido,ou pelo menos,aquele que mais o agradou não foi?"Pergunte ao grupo: "Foi bom escolher o que gostava,ou não teve a oportunidade de escolher o que mais desejava? Está satisfeito com o que pegou? Olhe bem para o seu Bombom!Ele é saboroso não é? Então ele é o melhor que Você tem,não é mesmo?Agora,olhe bem para o seu Colega da Direita e dê a ele o seu Bombom como Presente!Abrace-o bem forte e diga-lhe:-"Eu estou te presenteando com o melhor que possuo!”Quando todo o grupo concluir a Partilha dos Bombons, faça a seguinte Reflexão:-” Como foi abrir mão do que mais gosta, para o Companheiro (a)? O Bombom que recebeu agradou-lhe ou não? Será que o que era o "Melhor" para Você, foi o "Melhor" para o Outro? E o "Melhor" do Outro te fez Feliz? O que Você pretende fazer com o "Melhor" do Outro? Esta Dinâmica nos remete à profundas Reflexões! Muitas situações são avaliadas! Por um momento, nos questionamos acerca dos nossos Pontos de vista em relação á tudo! Tudo mesmo! Questionamos muita coisa!Dentre elas,a nossa grande dificuldade para doar aquilo que temos ao Próximo, a insatisfação que muitas vezes demonstramos ao receber algo que não nos agrada!A Ética é amplamente discutida através deste Trabalho,o Respeito que devemos ter em relação ás necessidades do Outro,O entendimnto entre as Partes!(Este ponto fo o mais articulado dentro da ESCOLA!) Quanta falta de Respeito,Nós Coordenadores Pedagógicos(as) somos obrigados(as) a presenciar! Muitas vezes,para com Nós mesmas(os)!

“O MELHOR CHOCOLATE": É uma Técnica que nos permite, antes de tudo, refletir acerca das nossas próprias barreiras afetivas. Ao final, o grupo constata que antes de sermos Colegas de Trabalho, somos parceiros de Jornada aqui na Terra, deveremos sempre dar "O nosso Melhor à todos! O resultado da Dinâmica torna-se agradável quando o grupo resolve fazer o acordo,quanto á troca de Chocolates,atendendo ao gosto de cada um.Permite-se então,a partir daí o reforço da Afetividade no Contexto não apenas Escolar,mas,acima de tudo,na Vida! Vocês irão adorar praticar esta Dinâmica! Convide o seu Gestor(a)! Muitos deles,apresentam sérias resistências á PARTILHA! ACHAM-SE "Donos da Escola" e de tudo que encontra-se dentro dela! Sei do que estou falando!!!




4 comentários:

Unknown disse...

Amei, vou fazer na escola que trabalho.
Parabéns!!!

Edna Santos disse...

Adoreiiiiii! Muito tocante aos corações de pessoas que nao se importam com outros. Vou utilizar sim.
Abraços

Unknown disse...

Muito interessante! Gostei!

Unknown disse...

Muito interessante! Eu gostei muito! Vou indicar!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.