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"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!" Paulo Freire

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quinta-feira, 7 de junho de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

ENTENDENDO A SÍNDROME DE DOWN

Encontrei esta matéria em um blog super interessante sobre a Síndrome de Down *** http://sindromedownpuc.blogspot.com *** ******************************************
O QUE É Um acidente genético que se expressa na concepção. O Down tem um cromossomo extra: chama-se trissomia 21. Isso provoca no organismo um excesso de 329 genes por célula
GRADAÇÕES DA SÍNDROME AO NASCER Não existem. Ou o bebê é Down ou não é. Seu desenvolvimento intelectual e motor vai depender da herança genética dos pais, do estímulo precoce e de sua aceitação na família, em casa, na escola e na sociedade. Nenhum bebê é igual ao outro, seja Down ou não.
CAUSA Não existe uma causa. Mas a idade da mulher aumenta geometricamente as chances de ter um filho Down. Mães de 24 anos têm um filho Down para cada 1.752 nascidos vivos. Com 42 anos, essa relação é 56 vezes maior: 1 Down para 33 nascidos vivos. A média mundial é de 1 Down para cada 600 nascidos vivos Conseqüências Em diferentes momentos da vida, risco mais alto de doença cardíaca, deficiência visual, tônus muscular menor. Um terço dos fetos não chega a nascer. Um terço, ao nascer, não tem problema cardíaco, apenas características físicas como os olhos puxados, a boca um pouco menor. Os restantes nascem com cardiopatia congênita.Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca

UM POUQUINHO DA PRÁTICA QUE TIVE (...Já trabalhei com alunos portadores da Síndrome de Down por duas vezes. Da primeira vez era um aluno de 2 anos e meio na Educação Infantil e quase não existia diferença de desenvolvimento entre ele e as demais crianças. Já da 2ª vez, eu estava em uma sala de alfabetização onde as crianças tinham por volta de 8 - 9 anos e o desenvolvimento cognitivo de meu aluno com Síndrome de Down era referente a mais ou menos uma criança de 4 anos dita normal.Nesta 2ª vez foi mais difícil para conseguir manter a atenção dele e conseguir avanços na aprendizagem. Muitas vezes me senti meio que perdida e até mesmo criticada por "colegas" e familiares.Porém nenhuma crítica ou elogio era capaz de me fazer desistir ou desanimar com o desenvolvimento de meu aluno. Aos trancos e barrancos, ele saiu da fase de rabiscação e avançou conseguindo nomear seus desenhos e figurar imagens um pouco mais elaboradas.Sobre a escrita - no início do ano ele não usava letras para representar seu nome, mas sim alguns pequenos símbolos como círculos e riscos sequenciados. Durante o trabalho daquele ano ele aperfeiçoou a escrita das letras de seu nome, mesmo que ainda não os escrevesse de maneira convencional.Nas contagens era interessante - pois em músicas e jogos (pic esconde / dado / trilha) ele sempre se empolgava e realizava a contagem às vezes de maneira convencional ou vezes não. Mas, se eu fosse fazer atividades com ele no caderno, ele se negava muito e se chateava "pra valer", mas mesmo assim eu insistia. Pois ele era muito esperto e sempre tentava me convencer do que queria dizendo: "Tia você é muito Linda" - "Me dá um beijo" e outras palavras muito carinhosas...O que me impulsionou neste trabalho foi o fato de acreditar que meu aluno podia aprender aquilo que eu ensinava de acordo com as habilidades e competências dele e que ele não precisava saber igual ao outro, mas sim, precisava conhecer pelo menos um pouco daquilo tudo que eu ensinava para sala. Sempre respeitei todos meus alunos, sendo brava e sendo acolhedora quando havia necessidade.Agradeço muito a Deus por todos os alunos que já tive e ainda mais por ter tido essas crianças em minha vida. Elas foram aprendizagens verdadeiras... daquelas que não esquecemos jamais.
PROFESSORES - ACREDITEM EM SEUS ALUNOS E CRIEM COM ELES UMA CUMPLICIDADE CAPAZ DE VENCER TODOS OS OBSTÁCULOS QUE SURGIREM DURANTE O ANO!!! EM SALA SOMOS UM SÓ E A CAMINHADA SE FAZ DE ACORDO COM O RITMO DE TODOS OS MEMBROS DE CADA TURMA.
NORMAL É SERMOS TODOS DIFERENTES!!!

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terça-feira, 5 de junho de 2012

Comportamentos observáveis no transtorno de atenção por hiperatividade


DESATENÇÃO

Para poder falar de desatenção , seis ou mais dos seguintes sintomas devem haver persistido durante pelo menos seis meses:
* Fracassa com frequência em prestar atenção aos detalhes ou comete erros por descuido numa tarefa escolar, no trabalho ou outras atividades.
* Frequentemente tem dificuldade para manter a atenção nas tarefas ou no desenvolvimentos de atividades lúdicas.
* Com frequência não parece escutar o que está sendo dito a ela.
* Frequentemente não cumpre instruções e fracassa ao realizar suas tarefas.
* Muitas vezes evita ou desagradam-lhe muito as tarefas escolares ou domésticas que exigem esforço mental continuado.
* Com frequência perde coisas necessárias para tarefas e atividades.
* Frequentemente se distrai com estímulos irrelevantes.
* Muitas vezes é esquecidoe/ou descuidado nas suas atividades diárias.

HIPERATIVIDADE

* Levanta-se da cadeira na sala de aula ou em outras ocasiões nas quais se espera que permaneça sentada.
* Com frequência corre ou ecala excessivamente em situações inapropriadas.
Frequentemente tem dificuldade para brincar ou conectar-se com tranquilidade em atividades recreativas.
* Muitas veses " está em movimento" ou costuma agir como se tivesse um motor.
* Fala excessivamente.

IMPULSIVIDADE

* Com frequência respone abruptamente a perguntas antes de escutá-las de forma completa.
* Tem dificuldade para esperar em fila ou aguardar sua vez em jogos ou situações grupais.
* Frequentemente interrompe ou se intromete nas atividades dos outros.

Fonte: Livro - Dificuldades de Aprendizagem/ Editora Grupo Cultural

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Estratégias na sala de aula para crianças com problemas de atenção


Antes de começar esta postagem gostaria de dar os devidos créditos. O livro Dificuldades de Aprendizagem da editora Grupo Cultural é um excelente instrumento de trabalho para nós educadores. Tenho destacado aqui no blog os assuntos que acho mais relevantes ao cotidiano escolar, com o intuito de colaborar com os colegas e espero que estejam gostando.
Um beijinho carinhoso e aproveitem!

Seguem as estratégias:

* Sentar a criança numa área silenciosa.

* Sentar a criança perto de alguém que seja um bom modelo a seguir.

* Sentar a criança próxima de um colega que possa apoiá-la na aprendizagem.

* Orientar a atenção da criança na tarefa que será iniciada. É importante ajudá-la a descobrir e selecionar a informação mais importante, organizá-la e sistematizá-la.

* É necessário dar a ela regras consistentes sobre o que deve fazer; as instruções devem ser parceladas.Em alguns casos é conveniente enumerar as instruções para que seja mais fácil para segui-las.

* As rotinas de trabalho devem ser claras.

* Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.

* Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.

* Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com os seus períodos de atenção.

* Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores do modo que elas possam completá-lo.

* Dar assistência à criança para que ela se coloque metas a curto prazo.

* Entregar os trabalhos um de cada vez.

* Exigir delas menos respostas corretas que do restante da turma.

* Reduzir a quantidade de deveres de casa.

* Dar instruções tanto orais com escritas.

* Dar instruções claras e concisas.

* Tentar envolver a criança na apresentação dos temas.

* Estabelecer sinais secretos entre a criança e o professor para poder fazê-lo notar quando está começando a se distrair.

* É importante que estas crianças estejam em ambientes de trabalho motivantes, com tarefas que sejam significativas para elas.

Estratégias na sala de aula para crianças impulsivas


* Tentar ignorar comportamentos inapropriados menores.

* Incrementar a imediata correlação entre prêmios e consequências.

* Quando não se comporta adequadamente na sala de aula, recomenda-se que se dê um tempo para meditar sobre o que fez (time out).

* Aconselha-se supervisão nos recreios e horários livres.

* Tentar evitar críticas e "sermões". É preferível chamar-lhe a tenção de uma forma prudente e calma quando ela não tiver se comportado corretamente.

* Reforçar seu comportamento positivo com cumprimentos, reconhecimento, etc.

* Sentá-la próximo a professora ou de algum colega que possa ser visto como umlíder positivo.

* Firmar um "contrato de comportamento positivo" com ela, incluindo aquelas condutas que estão ao seu alcance.

* Motivá-la quando consegue reprimir um impulso, por exemplo, na sala de aula, quando consegue levantar a mão para responder ao invés de responder impulsivamente.

Áreas de dificuldade que podem interferir no desempenho em Matemática


As seguintes áreas podem interferir no desempenho em matemática:

* Habilidades Espaciais: crianças que têm dificuldades em relações espaciais , distâncias, relações de tamanho e para formar sequências.

* Perseverança: crianças que tem dificuldades de passar mentalmente de uma tarefa para outra, por exemplo, o desempenho em problemas que exigem múltiplas operações.

* Linguagem: os estudantes podem ter dificuldade para compreender alguns termos matemáticos como primeiro, último, seguinte etc. Apresentam dificuldades em compreender o enunciado de um problema.

* Raciocínio abstrato: estudantes que têm dificuldade de compreender conceitos abstratos e requerem material concreto ou situaçoes reais para compreender.

* Memória: estudantes que têm difiucldade de relembrar informações que lhe foram apresentadas. Exigem mais repetições.

* Processamento perceptivo: estudantes que apresentam dificuldades na leitura e na escrita de quantidades, na realização de operações e em alguns casos na resolução de problemas.

* Problemas emocionais: as crianças com interferências emocionais têm mais dificuldades em matemática que outras crianças, pois esta aprendizagem requer persistência e concentração.

Características das dificuldades de percepção auditiva


* Tem dificuldade para distinguir entre sons.
* Volta a cabeça na direção do professor para ouvir melhor.
* Observa o rosto e lábios do professor atentamente.
* Frequentemente diz: Hã?
* Tem dificuldade para seguir instruções ou compreender as explicações dadas ao grupo.

* Não presta atenção às histórias lidas em voz alta e discussões.
* Tem dificuldade para seguir instruções orais.
* Pede repetidamente para que as instruções sejam repetidas.
* Prefere olhar as imagens dos livros a ler.
* Tem dificuldade para compreender uma gravação.
* Não soletra ou aprende foneticamente; depende da memória visual.
* Prefere interagir com os colegas por meio deesportes ao invés de conversando.
* Tem dificuldade para distinguir as palavras.
* Distrai-se facilmente com os sons de fundo.
* Tem qualidade receptiva nobre.
* Repete as orações dirigidas a ela.

Fonte: Dificuldades da aprendizagem - Detecção e estratégias de ajuda - Grupo Cultural

Características de uma criança com dificuldades de percepção visual


* Perde-se na leitura ou quando copia.
* Não gosta de olhar livros com imagens.
* Não nota coisas novas na sala de aula ou o que está a mais ou faltando numa imagem.
* Não vê detalhes.
* Equivoca-se em tarefas de agrupamento.
* Evita brincadeiras visuais.
* Depende dos adultos nas situações sociais e visoespaciais como passear pela sala de aula ou no colégio.

* Constantemente busca a ajuda do professor, dos seus pais e dos seus colegas nas tarefas visuais.
* Estas crianças, muitas vezes, substituem sua inadequação no processo de destreza visual com o tato.
* Tem dificuldade para distinguir entre formas, letras ou palavras.
* Usualmente inverte letras.
* Não são atraídas por desenhos, livros e filmes.
* Tem dificuldade de copiar da lousa ou de um livro.
* Pode apresentar os olhos avermelhados, alcrimejantes ou incômodos.
* Trabalha devagar.
* Tem vocabulário visual pobre.

Fonte: Dificuldades da aprendizagem - Detecção e estratégias de ajuda. - Grupo Cultural

Definição de dificuldades na aprendizagem


Encontrei algumas definições, a partir de diferentes pontos de vista, que contribuem na compreensão dos transtornos na aprendizagem.

" De acordo com a definição atual de transtornos específicos da aprendizagem(TEA), estes implicam um rendimento na área acadêmica abaixo do esperado para a idade, o nível intelectual e o nível educativo, cujas manifestações se estendem para as outras áreas da vida somente naqueles aspectos que requerem a leitura, a escrita ou cálculo; o que deixa e fora deste diagnóstico o atraso mental, os transtornos de linguagem e os déficits sensoriais primários que afetam de forma global a vida cotidiana".


" O termo transtornos de aprendizagens descreve um transtorno neurobiológico pelo qual o cérebro humano funciona ou é estruturado de maneira diferente. Estas diferenças interferem na capacidade de pensar ou recordar. Os transtornos da aprendizagem podem afetar a habilidade da pessoa para falar, escutar, ler, escrever, soletrar, raciocinar, recordar, organizar a informação ou aprender a matemática".

" Um transtorno da aprendizagem é um impedimento psicológico ou neurológico para a linguagem oral e escrita ou para as outras condutas preceituais cognitivas ou motoras. O impedimento: * manifesta-se por meio de discrepâncias entre as condutas específicas e suas execuções. * não é devido principalmente a atraso mental, problemas emocionais ou falta de oportunidades de aprender".

Formas diferentes de trabalhar com seus alunos.

Encontrei em uma edição da Revista Nova Escola algumas sugestões de trabalho, achei interesse. São elas:

TRABALHO INDIVIDUAL
  • Quando a atividade requer mais tempo para ser realizada;
  • Se o professor quer que o aluno evolua em uma capacidade fazendo uma atividade mais direcionada ao seu grau de aprendizagem específico;
  • Quando a atividade serve apenas para avaliar o grau de aprendizagem daquele aluno;
TRABALHO EM DUPLA
  • Se é necessário aliar dois conhecimentos distintos para uma atividade, pode-se juntar alunos que possuam cada um deles;
  • Pode-se explorar as variações de níveis de aprendizagem para que os alunos evoluam juntos;
  • Quando as questões de gênero ou sociais geram atritos, o trabalho em dupla ajuda alunos diferentes a se relacionarem para chegar a uma resposta comum;
TRABALHO EM TRIO
  • Estimula o aluno a ter firmeza para eventualmente insistir em seu ponto de vista, contra argumentando com os colegas;
  • Um estudante fraco se aproxima de outro que sabe mais com a ajuda de um intermediário;
  • Na Educação Infantil, atividades com crianças de várias idades ganham com essa diferença de maturidade;



TRABALHO EM GRUPO
  • Quando a temática é abrangente, ele vale para que os alunos aprendam de forma mais complexa a dividir tarefas;
  • Pode-se exigir mais da capacidade argumentativa, já que o professor consegue montar grupos com os alunos que tenham raciocínios bem diferentes;
  • Temas complexos e polêmicos se desenvolvem melhor quando o debate é ampliado;

Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

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A tecnologia eletrônica aplicada a alunos com dificuldade de aprendizagem



02/12/2009

Autor e Coautor(es)

Evanir Maria Trindade imagem do usuário
PASSO FUNDO - RS ESC EST ENSINO MEDIO ANNA LUISA FERRAO TEIXEIRA
Rose Miriam Pellens da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
A informática e os recursos tecnológicos exercem um fascínio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crianças que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo, cujas ferramentas propiciam e favorecem a aprendizagem de forma prazerosa e significativa.

Através do uso dessas ferramentas de apoio, buscar-se-á fortalecer conceitos, ampliar conhecimentos e construir saberes necessários à vida cidadã, envolvendo alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, de forma interativa, lúdica e construtiva. Esses alunos têm, desse modo, uma atividade atrativa que os leva a assimilar o que antes não conseguiam, a aprender de um modo natural, quase sem perceber que estão direcionados ao aprendizado, interligando a oralidade, a escrita e a leitura. Tal é o objetivo desta aula.
Duração das atividades
Dois encontros semanais de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Estas aulas deverão ser realizadas no laboratório de informática da escola, haja vista a necessidade do uso dos computadores e também pelo fato dos alunos trocarem de ambiente, o que pode favorecer a assimilação do conhecimento. 
      Primeiro encontro:
No primeiro encontro os alunos poderão usar o programa Paint, do Office, para fazer as seguintes atividades;
- Realizar um ditado, a fim de o professor perceber os níveis de alfabetização em que os alunos se encontram.
- Após, irá motivá-los a desenhar livremente as imagens contidas em seus pensamentos e que se relacionam às palavras escritas por eles no ditado, de forma que darão um sentido às letras, usando a sua imaginação e criatividade.
- Em seguida, realizarão uma atividade onde devem escrever palavras significativas para eles próprios, por exemplo, poderão escrever seus nomes e nomes de pessoas importantes: pai, mãe, irmãos, etc.; também poderão escrever os nomes de seus animaizinhos de estimação.
- No final da aula o professor deverá fazer uma avaliação das atividades realizadas, para estimar quantos alunos estão alfabéticos, silábicos e pré-silábicos.
     Segundo encontro:
Nesse dia serão trabalhadas atividades com o uso da internet (todos os jogos encontram-se linkados logo abaixo) e também do software "Alfabetização" (opcional). Haverá atividades de acordo com os níveis de aprendizagem de cada criança; serão formadas duplas para a realização do trabalho.
- Às crianças que apresentam dificuldade de atenção poderão ser oferecidos os seguintes jogos: da memória, ache as cartas iguais, jogo das diferenças e seqüência lógica.
- As crianças do nível pré-silábico poderão trabalhar a atividade do alfabeto no trenzinho do smartkids.
- Crianças do nível silábico farão atividades com sílabas do software “Alfabetização” ou da internet.
- Crianças do nível silábico-alfabético trabalharão com atividades de ditado e palavras cruzadas alternadas do software "Alfabetização" e da internet.
      Sugestões de jogos usados da internet;
Jogo da memória                 
     
Ache as cartas iguais
    
Jogo das diferenças                             
    
Alfabeto

  Silabas                   ;   < /strong>
          Sequência lógica
    
Ditado                                     

Palavras cruzadas
      
Caça palavras
  
                                   
Trenzinho Smartkids

Recursos Complementares
Avaliação
      O professor deverá observar se os alunos sentem-se desafiados e estimulados para que consigam expressar suas idéias e dúvidas com naturalidade. O computador favorece a utilização das ferramentas para a interatividade e a troca de conhecimentos através do trabalho em duplas, o que permite que um colega aprenda com o outro. Deverá, também, identificar primeiramente as dificuldades dos alunos, depois selecionar as atividades para atender suas necessidades. É preciso muita atenção na escolha dos recursos (softwares e sites) a serem utilizados para que atendam às reais carências de cada aluno, pois nem todos têm a mesma necessidade e a informática não deve ser utilizada como passatempo e sim contribuir efetivamente no processo ensino-aprendizagem.

O aluno, já com a sua auto-estima prejudicada em função das limitações que apresenta para aprender, passa a acreditar na sua capacidade, desenvolvendo, assim, o sentimento de pertencer, de ser capaz. Acreditamos ser este o principal papel da escola: diversificar e incluir.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações
  • Cinco estrelas 9/13 - 69.23%
  • Quatro estrelas 3/13 - 23.08%
  • Três estrelas 1/13 - 7.69%
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Opiniões

  • Andreia Somerlate Pereira, Secretaria Municipal de Educação de TEOFILO OTONI , Minas Gerais - disse:
    andreiasomerlate@hotmail.com
    13/04/2012
    Três estrelas Gostei da forma como os autores dessa aula conseguiram inserir os recursos tecnológicos na prática pedagogica. Vale ressaltar que o trabalho com a alfabetização pautado em jogos torna a aprendizagem muito mais prazerosa.

  • elaine cristina eva capellasso, ANA JOSE BODINI JANUARIO DONA EMEF , São Paulo - disse:
    elaine_eva_27@yahoo.com.br
    01/04/2011
    Quatro estrelas achei muito boa sua aula, estou com um 3 ano e considerei relevante suas ideias para aqueles que nao estão alfabetizados uma vez que computador e jogos é algo de que as crianças gostam muito

  • Rainel Américo, Escola Municipal Faustino Dias dos Santos , Tocantins - disse:
    americo-lindu@hotmal.com
    18/11/2010
    Cinco estrelas Adorei suas dicas para inovar a educação do nosso país.

  • Ivone Teodora Martins, EMEF PROFª JANILDE FLORES GABY DO VALE , São Paulo - disse:
    ivonetmartins@hotmail.com
    14/04/2010
    Cinco estrelas excelente estratégia de ensino: o uso da informática. Moderno, lúdico, atrativo para uma clientela que a Educação tem que "dar conta": os alunos com dificuldade de aprendizagem.

  • Edina da Silva São Pedro, PREF MUN DE DIADEMA , São Paulo - disse:
    edina.pedro@hotmail.com
    04/04/2010
    Quatro estrelas Quero, parabenizar o seu plano de aula que está escrito de forma objetiva, porém muito rico em sugestões no qual poderei utilizar algumas sugestões de alfabetização.Grata

  • Aidaci Dalbosco, cordenadoria regional da educação , Rio Grande do Sul - disse:
    aidaci-dalbosco@seduc.rs.gov.br
    24/03/2010
    Cinco estrelas Excelente aula e de facil aplicabilidade em alunos com dificuldade de aprendizagem que, através de jogos educativos aprendem estimulados pelo desafio. Além disso os inserém na tecnologia disponivel nas nossas escolas.

  • Valdete Souza da Rosa, NTE - CAMPOS NOVOS , Santa Catarina - disse:
    valdetesr@sed.sc.gov.br
    24/03/2010
    Cinco estrelas Exelente!!!

  • Margarida Dossa da Cunha, NTE Passo Fundo , Rio Grande do Sul - disse:
    margacunha@msn.com
    24/03/2010
    Cinco estrelas Olá Evanir e Rose Miriam! Estou contente por encontrar a aula que vocês construiram finalmente editada no Portal do Professor. Parabéns!!! Esforço recompensado. Atividades como estas que vêm ao encontro da preocupação do professor em procurar nos diversos recursos, uma forma de provocar no aluno o aprendizado através de suas peculiaridades, são importantes fontes de consulta para os profissionais da educação. Continuem editando suas contribuições educacionais no Portal. Um abraço! Margarida.

  • lucila pinho sumny, E.E.B.PROFESSOR ODILON FERNANDES , Santa Catarina - disse:
    lucilapsumny@yahoo.com.br
    24/03/2010
    Quatro estrelas ótima aula.Muito bem elaborada e fácil de ser entendida para ser aplicada com alunos que estão sendo alfabetizados e apresentam dificuldade de leitura e escrita,pois trabalhar com jogos,torna mais prazeirosa e divertida a aprendizagem. Desperta atenção,a memorização de letras,números e símbolos na fase inicial da alfabetização.

  • Danusa Santos da Paz, escola , Rio Grande do Sul - disse:
    danusapaz@hotmail.com
    24/03/2010
    Cinco estrelas Excelente, adorei, apliquei essa aula e senti meus alunos interessados e felizes com o progresso deles.

  • FRANCISCA SILVA DE LIMA, ESC.EST.TEREZA LEMOS DE OLIVEIRA SANTOS , Amazonas - disse:
    franciscalimaatn@gmail.com
    24/03/2010
    Cinco estrelas Adorei a sua sujestão de aula, PARABÉNS! No ano de 2010 provalvelmente irei trabalhar com um turma de Alfabetização, com certeza irei aplicar esta aula pois a mesma será de grande ajuda para os pequenos.

  • Nelson Luz de Oliveira, IFIBE , Rio Grande do Sul - disse:
    luz_348@hotmail.com
    24/03/2010
    Cinco estrelas A aula ficou muito interessante. Vê-se que houve planejamento para deixá-la tão atrativa. Não posso deixar de parabenizar às professoras Evanir e Rose pelo resultado de seu trabalho. Sucesso!

  • Rosangela Modesti, E E E M Anna Luisa Ferrão Teixeira , Rio Grande do Sul - disse:
    ro_modesti@hotmail.com
    24/03/2010
    Cinco estrelas Excelente o método usado.Criança adora brincar e ela vai aprender brincando. Os encontros serão prazerosos, e isso fará com que o interesse seja maior para que o próximo momento ocorra.

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