ATIVIDADES PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCRITA
Nível Pré-Silábico
- Estar imersa em um ambiente rico
em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade
dos gêneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de atos de leitura e
escrita;
- tomar contato com todas as
letras, palavras e textos simultaneamente;
- ouvir, contar e escrever
histórias;
- memorizar globalmente as palavras
significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);
- analisar a constituição das palavras
quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem,
letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras
posições nas palavras;
- Observar os aspectos sonoros
através das iniciais das palavras significativas;
- analisar a distribuição espacial
e a orientação da frase.
-atividades permanentes:
Cantar parlenda suco gelado
apresentando e recitando as letras do alfabeto.
Formar nome próprio e dos amigos
com letras móveis
Ler a chamadinha
-Associar palavras e objetos;
-Memorizar palavras globalmente;
-Analisar palavras quanto ao número
de letras, inicial e final;
-Distinguir letras e números;
-Familiarizar-se com os aspectos
sonoros das letras através das iniciais de palavras --significativas;
-Relacionar discurso oral e texto
escrito;
-Distinguir imagem de escrita;
-Observar a orientação espacial dos
textos;
-Produzir textos pré-silabicamente;
-Ouvir e compreender histórias;
-Identificar letras e palavras em
textos de conteúdo conhecido.
SILÁBICO
COM E SEM VALOR SONORO
Reconhecer a primeira letra das
palavras no contexto da sílaba inicial;
Contar o número de letra das
palavras;
Desmembrar oralmente as palavras em
suas sílabas;
Reconhecer o som das letras pela
análise da primeira sílaba das palavras;
Reconhecer a forma e as posições
dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
Identificar palavras em textos de
conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
Produzir textos silabicamente;
Ouvir e compreender histórias;
Completar palavras com as letras
que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número
de sílabas da palavra).
Cruzadinhas com banco para os
alunos no nível silábico sem valor. Para os alunos silábicos com valor poderá
ter ou não o banco de palavras, de acordo com as necessidades e os objetivos.
Caça palavras
Listas (leitura e escrita) sempre
no mesmo campo semântico
Escrever textos que se sabe de
memória
Produzir diferentes tipos de textos
silabicamente
Leitura de ajuste
Textos lacunados
Nomear seres e objetos (sempre no
mesmo campo semântico)
SILÁBICO
ALFABÉTICO E ALFABÉTICO
-Compor palavras com sílabas;
-Decompor palavras em suas sílabas;
-Produzir diferentes tipos de
textos alfabeticamente;
-Ler e compreender diferentes topos
de textos;
-Completar palavras com as sílabas
que faltam;
-Completar frases;
-Ampliar frases;
-Observar a segmentação entre as
palavras no texto;
-Observar os sinais de pontuação;
-Ouvir, compreender e reproduzir
oralmente e por escrito diferentes tipos de histórias;
-Textos lacunados;
-Construir frases com palavras
dadas.
-Nomear seres e objetos;
-Leitura e escrita de listas;
-Cruzadinhas sem banco de palavras;
-Caça palavras;
-Escrever textos que se sabe de
memória;
-Organizar palavras, frases e
textos;
-Criar novas versões para histórias
conhecidas;
0 comentários:
Postar um comentário