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"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!" Paulo Freire

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sexta-feira, 4 de maio de 2012

DINÂMICA "O MELHOR CHOCOLATE"


"O MELHOR CHOCOLATE!” 
 

*OBJETIVOS:
1) Desenvolver a afetividade entre os Participantes.
2)Discutir os Sentimentos que favorecem ou dificultam as relações interpessoais.
3)Discutir Valores e Ética nas Relações Pessoais.

*Nº DE PARTICIPANTES: Até 40 pessoas

*Duração: 15 a 20 minutos.

*Materiais necessários: (Uma Bandeja), (Bombons variados - Pelo menos mais de 40 bombons,ou seja,em número superior ao número dos participantes).
*Preparo da Técnica: Prepare um local que comporte todos os participantes em círculo,de pé.O facilitador deverá fazer parte do círculo e ficar com a bandeja contendo os Bombons nas mãos.

*Desenvolvimento da Técnica:
O facilitador motiva os PARTICIPANTES, dizendo:- "Estes Bombons são para Vocês!"Por essa razão,podem escolher aquele de que mais gostar! Em seguida, passe a bandeja um a um,até que todos tenham obtido o seu.Você deverá orientá-los,para que não comam o bombom naquele momento.Você deverá dizer ao grupo:_" Todos Vocês tiveram a oportunidade de escolher o seu bombom preferido,ou pelo menos,aquele que mais o agradou não foi?"Pergunte ao grupo: "Foi bom escolher o que gostava,ou não teve a oportunidade de escolher o que mais desejava? Está satisfeito com o que pegou? Olhe bem para o seu Bombom!Ele é saboroso não é? Então ele é o melhor que Você tem,não é mesmo?Agora,olhe bem para o seu Colega da Direita e dê a ele o seu Bombom como Presente!Abrace-o bem forte e diga-lhe:-"Eu estou te presenteando com o melhor que possuo!”Quando todo o grupo concluir a Partilha dos Bombons, faça a seguinte Reflexão:-” Como foi abrir mão do que mais gosta, para o Companheiro (a)? O Bombom que recebeu agradou-lhe ou não? Será que o que era o "Melhor" para Você, foi o "Melhor" para o Outro? E o "Melhor" do Outro te fez Feliz? O que Você pretende fazer com o "Melhor" do Outro? Esta Dinâmica nos remete à profundas Reflexões! Muitas situações são avaliadas! Por um momento, nos questionamos acerca dos nossos Pontos de vista em relação á tudo! Tudo mesmo! Questionamos muita coisa!Dentre elas,a nossa grande dificuldade para doar aquilo que temos ao Próximo, a insatisfação que muitas vezes demonstramos ao receber algo que não nos agrada!A Ética é amplamente discutida através deste Trabalho,o Respeito que devemos ter em relação ás necessidades do Outro,O entendimnto entre as Partes!(Este ponto fo o mais articulado dentro da ESCOLA!) Quanta falta de Respeito,Nós Coordenadores Pedagógicos(as) somos obrigados(as) a presenciar! Muitas vezes,para com Nós mesmas(os)!

“O MELHOR CHOCOLATE": É uma Técnica que nos permite, antes de tudo, refletir acerca das nossas próprias barreiras afetivas. Ao final, o grupo constata que antes de sermos Colegas de Trabalho, somos parceiros de Jornada aqui na Terra, deveremos sempre dar "O nosso Melhor à todos! O resultado da Dinâmica torna-se agradável quando o grupo resolve fazer o acordo,quanto á troca de Chocolates,atendendo ao gosto de cada um.Permite-se então,a partir daí o reforço da Afetividade no Contexto não apenas Escolar,mas,acima de tudo,na Vida! Vocês irão adorar praticar esta Dinâmica! Convide o seu Gestor(a)! Muitos deles,apresentam sérias resistências á PARTILHA! ACHAM-SE "Donos da Escola" e de tudo que encontra-se dentro dela! Sei do que estou falando!!!




TRABALHAR COM TEXTO


                                                10 Sugestões para trabalhar com textos                                                           

                                                                

1. Texto em tiras
a) Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em uma tira.
b) Divida a turma em grupos.
c) Distribua uma ou mais tiras para cada elemento do grupo (de forma desordenada) e peça para que o grupo o reconstrua no chão, de preferência no corredor ou pátio da escola. Essa atividade é sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de aprendizagem.
- Uma outra forma que fiz também, foi assim: Ao invés de ser um texto pronto, cada grupo escreveu seu próprio texto e o recortou em tiras. Foi muito divertido, mas muito mais demorado. Então reserve um tempo maior para a realização dessa atividade. 
2. Horóscopo
a) Selecione do jornal os horóscopos de todos os signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai perceber.
b) Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento em cada signo.
c) Tire o xérox e dê para cada dupla recompor os textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando quem acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu certa a previsão feita pelo horoscopista (?? é isso mesmo??).
3. Anedotas
Selecione algumas piadas de salão e, em duas colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na outra (de forma desencontrada) o final das piadas. Os alunos deverão ler e combinar os textos humorísticos.
Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas e encenarem as piadas para a turma.
4. Tiras em Quadrinhos
a) Recorte algumas tiras de histórias em quadrinhos.
b) Cole-as em uma folha com as partes desencontradas.
c) Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de forma apropriada.
5. Outra com tiras
a) Recorte novas tiras de histórias em quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.
b) Com o corretivo, apague as falas.
c) Peça que os alunos completem da melhor maneira possível de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá ser feito em duplas.
6. Ache a foto da notícia
a) Recorte várias notícias com fotos do jornal. Elimine as legendas.
b) Separe as fotos das notícias.
c) Desafie o grupo a encontrar o par (notícia + foto).
7. A Notícia Completa
a) Recorte várias notícias de jornal que tenham as quatro partes fundamentais: título/manchete, lead, corpo, e foto com legenda.
b) Desmembre as notícias, recortando as partes de cada uma.
c) Embaralhe tudinho e peça ao grupo para reorganizá-las novamente.
8. Texto Quebra-cabeças
a) Recorte alguns textos (tantos quantos forem os grupos com os quais você irá trabalhar). Os textos poderão ser coloridos para motivá-los.
b) Faça marcações de forma desorganizada nos textos (tal qual nos quebra-cabeças) e recorte-os.
c) Ofereça-os aos grupos para que os montem novamente. Você poderá ter em mãos algumas perguntas de interpretação para que o grupo responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder corretamente a todas as perguntas será o vencedor.
9. Charges
Ler charges de jornal é uma forma divertida de se manter atualizado.
a) Recorte as charges que encontrar pelos jornais.
b) Distribua-as para os grupos e peça para fazerem a leitura do momento, discutindo o acontecimento que está sendo abordado, além de tentar identificar as pessoas que estão sendo focalizadas.
c) Troque com os outros grupos de forma que todos possam fazer as várias leituras.
d) Compare as diferenças que forem surgindo. 
10. Lendo figuras
a) Selecione figuras (pode ser de jornal também) que apresentem uma situação passível de se criar um enredo. Explique que uma boa história deve, necessariamente, ter um conflito, senão não é uma história.
b) Peça para que cada um faça a sua leitura do texto extra-verbal silenciosamente.
c) Solicite que, nesse segundo momento, contem para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que imaginaram para aquela figura. É importante que cada um fale; não ligue se gerar tumulto na aula, já que isso "faz parte".


quinta-feira, 3 de maio de 2012

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Atividades com livros de Literatura

Encontrei no site da Brinque-Book sugestões para o professor trabalhar com diversos livros de literatura. Vale a pena conferir!

Quem não conhece a história da Galinha Ruiva, que queria fazer um pão e convocou os companheiros para ajudá-la? Junto a outros clássicos universais da literatura infantil, esta pode ser considerada uma das mais populares entre as crianças, há várias gerações. 

Mas os tempos mudam e com ele alguns valores. Será que a rígida lição de moral contida no final desta fábula pode ser aplicada nos dias de hoje? Essa é a questão proposta (e resolvida) pelo livro “A Galinha Xadrez”. 

Propostas de atividades: 

- Ler o livro somente até a página 17, estimulando a criança a criar outro desfecho para a história. 

- Dividir a classe em dois grupos e comparar as duas versões da história: “A Galinha Xadrez” e “A Galinha Ruiva”. 

- Trabalhar as rimas incentivando a criatividade do aluno, que fará seu próprio texto rimado. 

- Fazer uma receita de bolo com a ajuda e cooperação de todos. 

- Explorar o lado moral da história, mostrando atitudes de amizade, de respeito, de apoio etc. 

- Dramatizar com a classe a história do livro.

Poderá também gostar de:
Conto 4 - A GALINHA RUIVA
Conto do Folclore Inglês



Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.
Um dia ela percebeu que o milho estava maduro,pronto para ser colhido e virar um bom alimento.
A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar!
Era muito trabalho:ela precisava de bastante milho para o bolo.
Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé?
Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?
Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?
Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu é que não,disse o gato. Estou com muito sono.
- Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar.
- Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não.
Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha,preparou o bolo e colocou no forno.
Quando o bolo ficou pronto...
Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?
Todos ficaram bem quietinhos. ( Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos,apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando.
E assim foi:a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.


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quarta-feira, 2 de maio de 2012

As Borboletas

00ce9yp3  As  Borboletas  00ce9yp3

                                          Brancas,
                                  Azuis,
                                  Amarelas
                                  E pretas         

                                  Brincam
                                  Na luz,
                                 As belas      
                                 Borboletas...

                             Borboletas brancas ;          

           São alegres e francas.     

                            Borboletas Azuis ;  
        Gostam muito de luz.                      
                           Borboletas amarelinhas;
         São tão bonitinhas !       



                              E as pretas, então ...
                  

  Oh, que escuridão!
                              (Vinícius De Moraes )

Oração da Escola

Oração da Escola               
                                           Gabriel Chalita
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Obrigado, Senhor, pela minha escola!

Ela tem muitos defeitos. Como todas as escolas têm. Ela tem problemas, e sempre terá. Quando alguns são solucionados, surgem outros, e a cada dia aparece uma nova preocupação.

Neste espaço sagrado, convivem pessoas muito diferentes. Os estudantes vêm de famílias diversas e carregam com eles sonhos e traumas próprios. Alguns são mais fechados. Outros gostam de aparecer. Todos são carentes. Carecem de atenção, de cuidado, de ternura.

Os professores são também diferentes. Há alguns bem jovens. Outros mais velhos. Falam coisas diferentes. Olham o mundo cada um à sua maneira. Alguns sabem o poder que têm. Outros parecem não se preocupar com isso. Não sabem que são líderes. São referenciais. Ou deveriam ser.

Funcionários. Pessoas tão queridas, que ouvem nossas lamentações. E que cuidam de nós. Estamos juntos todos os dias. Há dias mais quentes e outros mais frios. Há dias mais tranqüilos e outros mais tumultuados. Há dias mais felizes e outros mais do lorosos. Mas estamos juntos.

E o que há de mais lindo em minha escola é que ela é acolhedora. É como se fosse uma grande mãe que nos abraçasse para nos liberar somente no dia em que estivéssemos preparados para voar. É isso. Ela nos ensina nossa vocação. O vôo. Nascemos para voar, mas precisamos saber disso. E precisamos, ainda, de um impulso que nos lance para esse elevado destino.

Não precisamos de uma escola que nos traga todas as informações. O mundo já cumpre esse papel. Não precisamos de uma escola que nos transforme em máquinas, todas iguais. Não. Seria um crime reduzir o gigante que reside em nosso interior. Seria um crime esperar que o voo fosse sempre do mesmo tamanho, da mesma velocidade ou na mesma altura.

Minha escola é acolhedora. Nela vou permitindo que a semente se transforme em planta, em flor. Ou permitindo que a lagarta venha a se tornar borboleta. E sei que para isso não preciso de pressa. Se quiserem ajudar a lagarta a sair do casulo, talvez ela nunca tenha a chance de voar. Pode ser que ela ainda não esteja pronta.

Minha escola é acolhedora. Sei que não apreenderei tudo aqui. A vida é um constante aprendizado. Mas sei também que aqui sou feliz. Conheço cada canto desse espaço. As cores da parede. Os quadros. A quadra. A sala do diretor. A secretaria. A biblioteca. Já mudei de sala muitas vezes. Fui crescendo aqui. Conheço tudo. Passo tanto tempo neste lugar. Mas conheço mais. Conheço as pessoas. E cada uma delas se fez importante na minha vida. Na nossa vida.

E, nessa oração, eu Te peço, Senhor, por todos nós que aqui convivemos. Por esse espaço sagrado em que vamos nascendo a cada dia. Nascimento: a linda lição de Sócrates sobre a função de sua mãe, parteira. A parteira que não faz a criança porque ela já está pronta. A parteira que apenas ajuda a criança a vir ao mundo. E faz isso tantas vezes. E em todas as vezes fica feliz, porque cada nova vida é única e merece todo o cuidado.

Obrigado, Senhor, pela minha escola! Por tudo o que de nós nasceu e nasce nesse espaço. Aqui, posso Te dizer que sou feliz. E isso é o mais importante. Amém!


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A Lição do Fogo ( para refletir sobre nossas práticas)

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                                                                  A lição do fogo
                                                                                                                                                    Paulo Lacava
~~~~~~~~~~~~~~~
Um membro, que regularmente frequentava um determinado grupo de estudos, sem nenhum aviso deixou de participar de suas atividades.
Após algumas semanas, o Mestre daquele grupo decidiu visitá-lo.
Era uma noite muito fria.
O Mestre encontrou o homem em casa, sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor.
Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao Mestre, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando.

No silêncio sério que se formara, apenas contemplavam a dança das chamas em torno das rachas de lenha, que ardiam.
Ao cabo de alguns minutos, o Mestre examinou as brasas que se formaram e cuidadosamente selecionou uma delas, a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado.
Voltou então a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel.

O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto.
Aos poucos a chama da brasa solitária diminuía, até que houve brilho momentâneo e seu fogo apagou-se de vez.
Em pouco tempo, o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de fuligem acinzentada.
Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos.

O Mestre, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta no meio do fogo.
Quase que imediatamente ele tornou a incandescer alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele.

Quando o Mestre alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse:
- Obrigado. Por sua visita e pelo belíssimo sermão.
Estou voltando ao convívio do grupo.
Muito obrigado!

Aos membros de um grupo vale lembrar que eles fazem parte da chama e que longe do grupo eles perdem todo o brilho.

Reflexão:
Aos Mestres e lideres vale lembrar que eles são responsáveis por manter acesa a chama de cada um e por promover a união entre todos os membros, para que o fogo seja realmente forte, eficaz e duradouro.

Recolhido no blog da Teresa Carneiro:
http://matecarneiro.blogspot.com/

Querido Professor...


Professor(a)
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Não me ensine nada que eu possa descobrir. Provoque minha curiosidade.
Não me dê apenas respostas. Derrame minhas idéias e me dê somente pistas de como ordená-las.
Não me mostre exemplos. Antes me encoraje a ser exemplo vivo de tudo o que posso aprender.
Construa comigo o conhecimento. Sejamos juntos inventores, descobridores, navegantes e piratas de nossa aprendizagem.
Não fale apenas de um passado distante ou de um futuro imprescindível. Esteja comigo hoje alternando as sensações de quem ensina e de quem aprende."
Ivana M. Pontes

Contos Africanos

Contos Africanos

Os Griots
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Depois de um bom jantar, com a lua brilhando, as pessoas de uma aldeia na África antiga podem ouvir o som de um tambor, chocalho, e uma voz que gritava: "Vamos ouvir, vamos ouvir!" Esses foram os sons do griot, o contador de histórias.

Quando eles ouviram o chamado, as crianças sabiam que estavam indo para ouvir uma história maravilhosa, com música e dança e música! Talvez hoje a história seria sobre Anansi, a aranha. Todo mundo adorava Anansi. Anansi podia tecer as teias mais bonitas. Ele foi quem ensinou o povo de Gana como tecer o pano de lama bonito. Anansi teve uma boa esposa, filhos fortes, e muitos amigos. Ele entrou em muita confusão, e usou sua inteligência e poder do humor de escapar.

Houve outras histórias que o povo gostava de ouvir mais e mais. Algumas histórias eram sobre a história da tribo. Alguns eram grandes guerras e batalhas. Algumas eram sobre a vida cotidiana. Não havia linguagem escrita na África antiga. Os narradores acompanhavam a história do povo.

Havia geralmente apenas um contador de histórias por aldeia. Se uma vila tentava roubar um contador de histórias de outra aldeia, era motivo de guerra! Os contadores de histórias foram importantes. Os griots não eram as únicas pessoas que podiam contar uma história. Qualquer um poderia gritar: "Vamos ouvir, vamos ouvir!" Mas os griots eram os "oficiais" contadores de histórias. O griot aldeia não tem que trabalhar nos campos. Sua tarefa era contar histórias.

Mil anos mais tarde, novas histórias sobre novos triunfos e novas aventuras ainda estão sendo informados pela aldeia pelos Griots.
Fonte: http://africa.mrdonn.org/fables.html

♥♥♥
Ananse
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Ananse, ou Anansi, é uma lenda africana. Conta um caso interessante, no qual no mundo antigo não havia histórias e por isso viver aqui era muito triste.

Houve um tempo em que na Terra não havia histórias para se contar, pois todas pertenciam a Nyame, o Deus do Céu. Kwaku Ananse, o Homem Aranha, queria comprar as histórias de Nyame, o Deus do Céu, para contar ao povo de sua aldeia, então por isso um dia, ele teceu uma imensa teia de prata que ia do céu até o chão e por ela subiu.

Quando Nyame ouviu Ananse dizer que queria comprar as suas histórias, ele riu muito e falou: - O preço de minhas histórias, Ananse, é que você me traga Osebo, o leopardo de dentes terríveis; Mmboro os marimbondos que picam como fogo e Moatia a fada que nenhum homem viu.

Ele pensava que com isso, faria Ananse desistir da idéia, mas ele apenas respondeu: - Pagarei seu preço com prazer, ainda lhe trago Ianysiá, minha velha mãe, sexta filha de minha avó.

Novamente o Deus do Céu riu muito e falou: - Ora Ananse, como pode um velho fraco como você, tão pequeno, tão pequeno, pagar o meu preço?

Mas Ananse nada respondeu, apenas desceu por sua teia de prata que ia do Céu até o chão para pegar as coisas que Deus exigia. Ele correu por toda a selva até que encontrou Osebo, leopardo de dentes terríveis. - Aha, Ananse! Você chegou na hora certa para ser o meu almoço. - O que tiver de ser será - disse Ananse - Mas primeiro vamos brincar do jogo de amarrar? O leopardo que adorava jogos, logo se interessou: - Como se joga este jogo? - Com cipós, eu amarro você pelo pé com o cipó, depois desamarro, aí, é a sua vez de me amarrar. Ganha quem amarrar e desamarrar mais depressa. - disse Ananse. - Muito bem, rosnou o leopardo que planejava devorar o Homem Aranha assim que o amarrasse.

Ananse, então, amarrou Osebo pelo pé, pelo pé e pelo pé, e quando ele estava bem preso, pendurou-o amarrado a uma árvore dizendo: - Agora Osebo, você está pronto para encontrar Nyame o Deus do Céu.

Aí, Ananse cortou uma folha de bananeira, encheu uma cabaça com água e atravessou o mato alto até a casa de Mmboro. Lá chegando, colocou a folha de bananeira sobre sua cabeça, derramou um pouco de água sobre si, e o resto sobre a casa de Mmboro dizendo: - Está chovendo, chovendo, chovendo, vocês não gostariam de entrar na minha cabaça para que a chuva não estrague suas asas? - Muito obrigado, Muito obrigado!, zumbiram os marimbondos entrando para dentro da cabaça que Ananse tampou rapidamente.

O Homem Aranha, então, pendurou a cabaça na árvore junto a Osebo dizendo: - Agora Mmboro, você está pronto para encontrar Nyame, o Deus do Céu.

Depois, ele esculpiu uma boneca de madeira, cobriu-a de cola da cabeça aos pés, e colocou-a aos pés de um flamboyant onde as fadas costumam dançar. À sua frente, colocou uma tigela de inhame assado, amarrou a ponta de um cipó em sua cabeça, e foi se esconder atrás de um arbusto próximo, segurando a outra ponta do cipó e esperou. Minutos depois chegou Moatia, a fada que nenhum homem viu. Ela veio dançando, dançando, dançando, como só as fadas africanas sabem dançar, até aos pés do flamboyant. Lá, ela avistou a boneca e a tigela de inhame. - Bebê de borracha. Estou com tanta fome, poderia dar-me um pouco de seu inhame?

Ananse puxou a sua ponta do cipó para que parecesse que a boneca dizia sim com a cabeça, a fada, então, comeu tudo, depois agradeceu: - Muito obrigada bebê de borracha.

Mas a boneca nada respondeu, a fada, então, ameaçou: - Bebê de borracha, se você não me responde, eu vou te bater.

E como a boneca continuasse parada, deu-lhe um tapa ficando com sua mão presa na sua bochecha cheia de cola. Mais irritada ainda, a fada ameaçou de novo: - Bebê de borracha, se você não me responde, eu vou lhe dar outro tapa."

E como a boneca continuasse parada, deu-lhe um tapa ficando agora, com as duas mãos presas. Mais irritada ainda, a fada tentou livrar-se com os pés, mas eles também ficaram presos. Ananse então, saiu de trás do arbusto, carregou a fada até a árvore onde estavam Osebo e Mmboro dizendo: - Agora Mmoatia, você está pronta para encontrar Nyame o Deus do Céu.

Aí, ele foi a casa de Ianysiá sua velha mãe, sexta filha de sua avó e disse: - Ianysiá venha comigo vou dá-la a Nyame em troca de suas histórias.

Depois, ele teceu uma imensa teia de prata em volta do leopardo, dos marimbondos e da fada, e uma outra que ia do chão até o Céu e por ela subiu carregando seus tesouros até os pés do trono de Nyame. - Ave Nyame! - disse ele -Aqui está o preço que você pede por suas histórias: Osebo, o leopardo de dentes terríveis, Mmboro, os marimbondos que picam como fogo e Moatia a fada que nenhum homem viu. Ainda lhe trouxe Ianysiá minha velha mãe, sexta filha de minha avó.

Nyame ficou maravilhado, e chamou todos de sua corte dizendo: - O pequeno Ananse, trouxe o preço que peço por minhas histórias, de hoje em diante, e para sempre, elas pertencem a Ananse e serão chamadas de histórias do Homem Aranha! Cantem em seu louvor!

Ananse, maravilhado, desceu por sua teia de prata levando consigo o baú das histórias até o povo de sua aldeia, e quando ele abriu o baú, as histórias se espalharam pelos quatro cantos do mundo vindo chegar até aqui.
♥♥♥


Lenda do tambor africano
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Dizem na Guiné que a primeira viagem à Lua foi feita pelo Macaquinho de nariz branco. Segundo dizem, certo dia, os macaquinhos de nariz branco resolveram fazer uma viagem à Lua a fim de traze-la para a Terra. Após tanto tentar subir, sem nenhum sucesso, um deles, dizem que o menor, teve a idéia de subirem uns por cima dos outros, até que um deles conseguiu chegar à Lua.

Porém, a pilha de macacos desmoronou e todos caíram, menos o menor, que ficou pendurado na Lua. Esta lhe deu a mão e o ajudou a subir. A Lua gostou tanto dele que lhe ofereceu, como regalo, um tamborinho. O macaquinho foi ficando por lá, até que começou a sentir saudades de casa e resolveu pedir à Lua que o deixasse voltar.

A Lua o amarrou ao tamborinho para descê-lo pela corda, pedindo a ele que não tocasse antes de chegar à Terra e, assim que chegasse, tocasse bem forte para que ela cortasse o fio.
O Macaquinho foi descendo feliz da vida, mas na metade do caminho, não resistiu e tocou o tamborinho. Ao ouvir o som do tambor a Lua pensou que o Macaquinho houvesse chegado à Terra e cortou a corda. O Macaquinho caiu e, antes de morrer, ainda pode dizer a uma moça que o encontrou, que aquilo que ele tinha era um tamborinho, que deveria ser entregue aos homens do seu país. A moça foi logo contar a todos sobre o ocorrido.
Vieram pessoas de todo o país e, naquela terra africana, ouviam-se os primeiros sons de tambor.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Leitura e Interpretação de texto

Leitura e interpretação de texto


LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Leitura e escrita são atividades que, desde quando o homem sentiu necessidade deampliar suas formas de comunicação, andaram juntas. Não se concebe na atualidade,atividades de leitura e escrita de forma dissociada. Assim, para que o aluno seja um bomescritor é necessário que ele seja também um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar de forma coerente e critica, algo lido. Desta forma, além das atividades de produção de textos propriamente ditas, é importante que o professor tenha a preocupação de estar atento a quatroaspectos que o leitor atende quando lê: percepção da palavra, compreensão, reação eintegração. Isto quer dizer que, ao ler, nossos alunos além de RECONHECER a palavraescrita devem COMPREENDER o que leu, isto é, ligar a palavra ao seu significado; REAGIR À LEITURA, o que significa gostar ou não do que leu, o que denota subjetividade;INTEGRAR, ou seja, relacionar o que leu com outras partes do texto e com as suasexperiências anteriores sobre o assunto.Isto ocorrendo vai favorecer o desempenho do aluno enquanto produtor de um texto.Além das atividades de leitura, que envolvem situações de interpretação,desenvolvimento da linguagem oral (saber ouvir e falar), quando trabalhamos produção detexto com nossos alunos devemos estar atentos a alguns aspectos importantes para que elessejam capazes de produzir textos originais, criativos, coesos, coerentes.Dessa forma, para um bom desempenho do aluno em situações de leitura e produçãode texto faz-se necessário promover o desenvolvimento da sua capacidade de criação, deobservação, de reflexão,de discriminação, de participação, de cooperatividade, de decisão e deação. Como sugestões para que isto ocorra apresentamos as seguintes atividades:
. PARA DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO:
-Narre, para seus alunos, o final de um filme e peça que eles imaginem o início.-Selecione gravuras de uma história completa. Retire uma das cenas para os alunosrecomporem de outras maneiras a história apresentada-Peça seus alunos para:
observar o ambiente da sala de aula. Do ambiente ele deverá escolher um objeto(enfeites, materiais escolares, móveis...) e descrever o que ele representa, comoele se sente, qual sua finalidade, etc.;Imaginar e escrever sobre:  
Como as pessoas viveriam em casas só de vidro?
Como seria o mundo se todas as coisas fossem vermelhas?
O que aconteceria se as bicicletas fossem os únicos veículos de uma cidade?
Como seria o mundo se os pássaros vivessem só em gaiolas?
Se pudesse morar na lua ou em marte? Qual desses lugares escolheria? Quandomudaria para lá? O que e quem levaria?Solicitar aos alunos:
Criar um personagem fundamentado no real ou na fantasia. A professora dá oroteiro conforme achar conveniente.Exemplo de roteiro: Peso e altura:Cor da pele e dos olhos:Idade:

Local onde mora (cidade, campo, praia):Companheiros:Profissão:De que mais gosta:De que menos gosta:Está longe ou perto:Qual seu objetivo:Como se comporta diante da chegada de uma pessoa.A partir do roteiro o aluno poderá desenhar o personagem e, usando o códigoverbal escrito, criar um texto.
Organizar por escrito uma festa de aniversário
Imaginar e escrever um diálogo entre:- Duas pessoas- O rio e um barco- Uma porta e uma janela- O lápis e o caderno- A mãe e o filho- A professora e o aluno- A chuva e o vento- A lua e a noite- O sol e o dia- O sorriso e a lágrima
Informação para o professor
: Antes de sugerir que o aluno escreva um diálogo o professor deve ter o cuidado de apresentar situações orais e leitura de diálogos para exploração doassunto, pontuação, conceito. Deve ainda, coletivamente, criar diálogos escritos.
. PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO ORIGINAL E FLUENTE:
Peça a seus alunos para:-Completar frases,oralmente, relacionando a qualidade ao nome.Exemplo: (A primeira frase já está completa)
Ligeiro como um coelho.
Ensolarado como _________________.
Brilhante como ___________________.
Feliz como ______________________.
Alto como _______________________.
Baixo como _____________________.
Macio como _____________________.
Barulhento como _________________.
Silencioso como __________________ -Narre acontecimentos para seus alunos solicitando que eles se imaginem comosendo girassol, estrela, nuvem, coelho, árvore, carro, computador, telefone, etc.
Exemplo:
Você é uma flor. De que cor você é? Por qual nome você é conhecida? Deonde veio? Quem te colocou onde você se encontra? Você é feliz? Sim?, Não? Por que?Fale sobre o lugar onde você está (Num jardim, numa floricultura, nas mãos de alguém,num vaso, desenhada em uma folha de caderno?)
. PARA DESENVOLVER A COMPLEXIDADE E ELABORAÇÃO DE IDÉIAS:
Para desenvolver a complexidade e a elaboração de idéias é necessário que o alunoadquira a habilidade de pesquisa, e as atividades, a seguir, poderão ajudar.-Jornal falado: Peça a seus alunos para ouvir um noticiário da rádio ou da televisão,escolher as noticias que achar mais interessantes, escreve-las e escolher uma formainteressante para apresenta-la aos colegas, como um locutor.-Entrevista : Escolher uma pessoa e entrevistá-la.Exemplos: - Entrevistar a mamãe, o papai ou os avós sobre os costumes deles em anosanteriores, o aspecto da cidade, os recursos de comunicação e produzir um texto com asinformações coletadas.- Entrevistar o diretor da escola, o supervisor, um professor, um serviçal ouum colega sobre sua opinião a respeito de determinado assunto.
. PARA DESENVOLVER A OBSERVAÇÃO:
Pedir aos alunos para:-Olhar para a sala, observando e procurando descobrir um detalhe antes não percebido eescrever sobre ele;-Olhar para as mãos, explora-la (aberta, fechada, palma, dedos, articulações,unhas) e procurar descobrir aspectos antes ignorados. Escrever sobre o aspecto descoberto, senãoencontrar nenhum aspecto novo, fazer uma narrativa da atividade de observação.- Observe sua rua depois de uma chuva. Como ela fica? Escreva sobre o que observou.
. PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE:
Para desenvolver a criatividade o professor poderá fazer uso de alguns jogos como osapresentados abaixo-Escrever frases só com palavras começadas com a letra “B”;-Escrever o maior número de frases com 7 palavras apresentadas, sem acrescentar  palavras novas. O tempo para formar as frases deve ser marcado pelo professor.Asfrases formadas devem ter sentido;
Muitas outras atividades com textos diversos como: poemas, narrativas, textoscientíficos, receitas, notícias de jornais e revistas, panfletos, anúncios são possíveis de ser desenvolvidas com seus alunos. Coloque sua criatividade em prática e verá como é fácil
Fonte:http://atividadestododia.blogspot.com
wwweducacaoevariedadesblogspotcom

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