imagens no mouse

efeitos caindo

"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!" Paulo Freire

Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

ENTENDENDO A SÍNDROME DE DOWN

Encontrei esta matéria em um blog super interessante sobre a Síndrome de Down *** http://sindromedownpuc.blogspot.com *** ******************************************
O QUE É Um acidente genético que se expressa na concepção. O Down tem um cromossomo extra: chama-se trissomia 21. Isso provoca no organismo um excesso de 329 genes por célula
GRADAÇÕES DA SÍNDROME AO NASCER Não existem. Ou o bebê é Down ou não é. Seu desenvolvimento intelectual e motor vai depender da herança genética dos pais, do estímulo precoce e de sua aceitação na família, em casa, na escola e na sociedade. Nenhum bebê é igual ao outro, seja Down ou não.
CAUSA Não existe uma causa. Mas a idade da mulher aumenta geometricamente as chances de ter um filho Down. Mães de 24 anos têm um filho Down para cada 1.752 nascidos vivos. Com 42 anos, essa relação é 56 vezes maior: 1 Down para 33 nascidos vivos. A média mundial é de 1 Down para cada 600 nascidos vivos Conseqüências Em diferentes momentos da vida, risco mais alto de doença cardíaca, deficiência visual, tônus muscular menor. Um terço dos fetos não chega a nascer. Um terço, ao nascer, não tem problema cardíaco, apenas características físicas como os olhos puxados, a boca um pouco menor. Os restantes nascem com cardiopatia congênita.Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca

UM POUQUINHO DA PRÁTICA QUE TIVE (...Já trabalhei com alunos portadores da Síndrome de Down por duas vezes. Da primeira vez era um aluno de 2 anos e meio na Educação Infantil e quase não existia diferença de desenvolvimento entre ele e as demais crianças. Já da 2ª vez, eu estava em uma sala de alfabetização onde as crianças tinham por volta de 8 - 9 anos e o desenvolvimento cognitivo de meu aluno com Síndrome de Down era referente a mais ou menos uma criança de 4 anos dita normal.Nesta 2ª vez foi mais difícil para conseguir manter a atenção dele e conseguir avanços na aprendizagem. Muitas vezes me senti meio que perdida e até mesmo criticada por "colegas" e familiares.Porém nenhuma crítica ou elogio era capaz de me fazer desistir ou desanimar com o desenvolvimento de meu aluno. Aos trancos e barrancos, ele saiu da fase de rabiscação e avançou conseguindo nomear seus desenhos e figurar imagens um pouco mais elaboradas.Sobre a escrita - no início do ano ele não usava letras para representar seu nome, mas sim alguns pequenos símbolos como círculos e riscos sequenciados. Durante o trabalho daquele ano ele aperfeiçoou a escrita das letras de seu nome, mesmo que ainda não os escrevesse de maneira convencional.Nas contagens era interessante - pois em músicas e jogos (pic esconde / dado / trilha) ele sempre se empolgava e realizava a contagem às vezes de maneira convencional ou vezes não. Mas, se eu fosse fazer atividades com ele no caderno, ele se negava muito e se chateava "pra valer", mas mesmo assim eu insistia. Pois ele era muito esperto e sempre tentava me convencer do que queria dizendo: "Tia você é muito Linda" - "Me dá um beijo" e outras palavras muito carinhosas...O que me impulsionou neste trabalho foi o fato de acreditar que meu aluno podia aprender aquilo que eu ensinava de acordo com as habilidades e competências dele e que ele não precisava saber igual ao outro, mas sim, precisava conhecer pelo menos um pouco daquilo tudo que eu ensinava para sala. Sempre respeitei todos meus alunos, sendo brava e sendo acolhedora quando havia necessidade.Agradeço muito a Deus por todos os alunos que já tive e ainda mais por ter tido essas crianças em minha vida. Elas foram aprendizagens verdadeiras... daquelas que não esquecemos jamais.
PROFESSORES - ACREDITEM EM SEUS ALUNOS E CRIEM COM ELES UMA CUMPLICIDADE CAPAZ DE VENCER TODOS OS OBSTÁCULOS QUE SURGIREM DURANTE O ANO!!! EM SALA SOMOS UM SÓ E A CAMINHADA SE FAZ DE ACORDO COM O RITMO DE TODOS OS MEMBROS DE CADA TURMA.
NORMAL É SERMOS TODOS DIFERENTES!!!

**************************************

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.