10 Sugestões para trabalhar com textos
1. Texto em tiras
a) Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo.
Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em uma tira.
b) Divida a turma em grupos.
c) Distribua uma ou
mais tiras para cada elemento do grupo (de forma desordenada) e peça para que o
grupo o reconstrua no chão, de preferência no corredor ou pátio da escola. Essa
atividade é sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização
do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de
aprendizagem.
- Uma outra forma que
fiz também, foi assim: Ao invés de ser um texto pronto, cada grupo escreveu seu
próprio texto e o recortou em tiras. Foi muito divertido, mas muito mais
demorado. Então reserve um tempo maior para a realização dessa atividade.
2. Horóscopo
a) Selecione do jornal
os horóscopos de todos os signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai
perceber.
b) Pegue o corretivo
e, aleatoriamente, dê umas pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento
em cada signo.
c) Tire o xérox e dê para
cada dupla recompor os textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um
aquecimento, perguntando quem acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se
alguma vez já deu certa a previsão feita pelo horoscopista (?? é isso mesmo??).
3. Anedotas
Selecione algumas
piadas de salão e, em duas colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada
na primeira coluna e na outra (de forma desencontrada) o final das piadas. Os
alunos deverão ler e combinar os textos humorísticos.
Sugestão: Convide os
alunos a formarem duplas e encenarem as piadas para a turma.
4. Tiras em Quadrinhos
a) Recorte algumas
tiras de histórias em quadrinhos.
b) Cole-as em uma
folha com as partes desencontradas.
c) Os alunos deverão
lê-las e reorganizá-las de forma apropriada.
5. Outra com tiras
a) Recorte novas tiras
de histórias em quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.
b) Com o corretivo,
apague as falas.
c) Peça que os alunos
completem da melhor maneira possível de forma que a história tenha coerência.
Esse trabalho poderá ser feito em duplas.
6. Ache a foto da notícia
a) Recorte várias
notícias com fotos do jornal. Elimine as legendas.
b) Separe as fotos das
notícias.
c) Desafie o grupo a
encontrar o par (notícia + foto).
7. A Notícia Completa
a) Recorte várias
notícias de jornal que tenham as quatro partes fundamentais: título/manchete,
lead, corpo, e foto com legenda.
b) Desmembre as
notícias, recortando as partes de cada uma.
c) Embaralhe tudinho e
peça ao grupo para reorganizá-las novamente.
8. Texto Quebra-cabeças
a) Recorte alguns
textos (tantos quantos forem os grupos com os quais você irá trabalhar). Os
textos poderão ser coloridos para motivá-los.
b) Faça marcações de
forma desorganizada nos textos (tal qual nos quebra-cabeças) e recorte-os.
c) Ofereça-os aos
grupos para que os montem novamente. Você poderá ter em mãos algumas perguntas
de interpretação para que o grupo responda, dando conta do entendimento da
leitura que fizeram. Também poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que
primeiro responder corretamente a todas as perguntas será o vencedor.
9. Charges
Ler charges de jornal
é uma forma divertida de se manter atualizado.
a) Recorte as charges
que encontrar pelos jornais.
b) Distribua-as para
os grupos e peça para fazerem a leitura do momento, discutindo o acontecimento
que está sendo abordado, além de tentar identificar as pessoas que estão sendo
focalizadas.
c) Troque com os
outros grupos de forma que todos possam fazer as várias leituras.
d) Compare as diferenças
que forem surgindo.
10. Lendo figuras
a) Selecione figuras
(pode ser de jornal também) que apresentem uma situação passível de se criar um
enredo. Explique que uma boa história deve, necessariamente, ter um conflito,
senão não é uma história.
b) Peça para que cada
um faça a sua leitura do texto extra-verbal silenciosamente.
c) Solicite que, nesse
segundo momento, contem para o colega do lado que leitura fizeram e como
resolveram o conflito que imaginaram para aquela figura. É importante que cada
um fale; não ligue se gerar tumulto na aula, já que isso "faz parte".
0 comentários:
Postar um comentário