Comportamentos observáveis no transtorno de atenção por hiperatividade

DESATENÇÃO
Para poder falar de desatenção , seis ou mais dos seguintes sintomas devem haver persistido durante pelo menos seis meses:
* Fracassa com frequência em prestar atenção aos detalhes ou comete erros por descuido numa tarefa escolar, no trabalho ou outras atividades.
* Frequentemente tem dificuldade para manter a atenção nas tarefas ou no desenvolvimentos de atividades lúdicas.
* Com frequência não parece escutar o que está sendo dito a ela.
* Frequentemente não cumpre instruções e fracassa ao realizar suas tarefas.
* Muitas vezes evita ou desagradam-lhe muito as tarefas escolares ou domésticas que exigem esforço mental continuado.
* Com frequência perde coisas necessárias para tarefas e atividades.
* Frequentemente se distrai com estímulos irrelevantes.
* Muitas vezes é esquecidoe/ou descuidado nas suas atividades diárias.
HIPERATIVIDADE
* Levanta-se da cadeira na sala de aula ou em outras ocasiões nas quais se espera que permaneça sentada.
* Com frequência corre ou ecala excessivamente em situações inapropriadas.
Frequentemente tem dificuldade para brincar ou conectar-se com tranquilidade em atividades recreativas.
* Muitas veses " está em movimento" ou costuma agir como se tivesse um motor.
* Fala excessivamente.
IMPULSIVIDADE
* Com frequência respone abruptamente a perguntas antes de escutá-las de forma completa.
* Tem dificuldade para esperar em fila ou aguardar sua vez em jogos ou situações grupais.
* Frequentemente interrompe ou se intromete nas atividades dos outros.
Fonte: Livro - Dificuldades de Aprendizagem/ Editora Grupo Cultural
Estratégias na sala de aula para crianças com problemas de atenção

Antes de começar esta postagem gostaria de dar os devidos créditos. O livro Dificuldades de Aprendizagem da editora Grupo Cultural é
um excelente instrumento de trabalho para nós educadores. Tenho
destacado aqui no blog os assuntos que acho mais relevantes ao cotidiano
escolar, com o intuito de colaborar com os colegas e espero que estejam
gostando.
Um beijinho carinhoso e aproveitem!
Seguem as estratégias:
* Sentar a criança numa área silenciosa.
* Sentar a criança perto de alguém que seja um bom modelo a seguir.
* Sentar a criança próxima de um colega que possa apoiá-la na aprendizagem.
* Orientar a atenção da criança na tarefa que será iniciada. É importante ajudá-la a descobrir e selecionar a informação mais importante, organizá-la e sistematizá-la.
* É necessário dar a ela regras consistentes sobre o que deve fazer; as instruções devem ser parceladas.Em alguns casos é conveniente enumerar as instruções para que seja mais fácil para segui-las.
* As rotinas de trabalho devem ser claras.
* Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
* Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
* Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com os seus períodos de atenção.
* Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores do modo que elas possam completá-lo.
* Dar assistência à criança para que ela se coloque metas a curto prazo.
* Entregar os trabalhos um de cada vez.
* Exigir delas menos respostas corretas que do restante da turma.
* Reduzir a quantidade de deveres de casa.
* Dar instruções tanto orais com escritas.
* Dar instruções claras e concisas.
* Tentar envolver a criança na apresentação dos temas.
* Estabelecer sinais secretos entre a criança e o professor para poder fazê-lo notar quando está começando a se distrair.
* É importante que estas crianças estejam em ambientes de trabalho motivantes, com tarefas que sejam significativas para elas.
Um beijinho carinhoso e aproveitem!
Seguem as estratégias:
* Sentar a criança numa área silenciosa.
* Sentar a criança perto de alguém que seja um bom modelo a seguir.
* Sentar a criança próxima de um colega que possa apoiá-la na aprendizagem.
* Orientar a atenção da criança na tarefa que será iniciada. É importante ajudá-la a descobrir e selecionar a informação mais importante, organizá-la e sistematizá-la.
* É necessário dar a ela regras consistentes sobre o que deve fazer; as instruções devem ser parceladas.Em alguns casos é conveniente enumerar as instruções para que seja mais fácil para segui-las.
* As rotinas de trabalho devem ser claras.
* Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
* Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
* Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com os seus períodos de atenção.
* Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores do modo que elas possam completá-lo.
* Dar assistência à criança para que ela se coloque metas a curto prazo.
* Entregar os trabalhos um de cada vez.
* Exigir delas menos respostas corretas que do restante da turma.
* Reduzir a quantidade de deveres de casa.
* Dar instruções tanto orais com escritas.
* Dar instruções claras e concisas.
* Tentar envolver a criança na apresentação dos temas.
* Estabelecer sinais secretos entre a criança e o professor para poder fazê-lo notar quando está começando a se distrair.
* É importante que estas crianças estejam em ambientes de trabalho motivantes, com tarefas que sejam significativas para elas.
Estratégias na sala de aula para crianças impulsivas

* Tentar ignorar comportamentos inapropriados menores.
* Incrementar a imediata correlação entre prêmios e consequências.
* Quando não se comporta adequadamente na sala de aula, recomenda-se que se dê um tempo para meditar sobre o que fez (time out).
* Aconselha-se supervisão nos recreios e horários livres.
* Tentar evitar críticas e "sermões". É preferível chamar-lhe a tenção de uma forma prudente e calma quando ela não tiver se comportado corretamente.
* Reforçar seu comportamento positivo com cumprimentos, reconhecimento, etc.
* Sentá-la próximo a professora ou de algum colega que possa ser visto como umlíder positivo.
* Firmar um "contrato de comportamento positivo" com ela, incluindo aquelas condutas que estão ao seu alcance.
* Motivá-la quando consegue reprimir um impulso, por exemplo, na sala de aula, quando consegue levantar a mão para responder ao invés de responder impulsivamente.
Áreas de dificuldade que podem interferir no desempenho em Matemática

As seguintes áreas podem interferir no desempenho em matemática:
* Habilidades Espaciais: crianças que têm dificuldades em relações espaciais , distâncias, relações de tamanho e para formar sequências.
* Perseverança: crianças que tem dificuldades de passar mentalmente de uma tarefa para outra, por exemplo, o desempenho em problemas que exigem múltiplas operações.
* Linguagem: os estudantes podem ter dificuldade para compreender alguns termos matemáticos como primeiro, último, seguinte etc. Apresentam dificuldades em compreender o enunciado de um problema.
* Raciocínio abstrato: estudantes que têm dificuldade de compreender conceitos abstratos e requerem material concreto ou situaçoes reais para compreender.
* Memória: estudantes que têm difiucldade de relembrar informações que lhe foram apresentadas. Exigem mais repetições.
* Processamento perceptivo: estudantes que apresentam dificuldades na leitura e na escrita de quantidades, na realização de operações e em alguns casos na resolução de problemas.
* Problemas emocionais: as crianças com interferências emocionais têm mais dificuldades em matemática que outras crianças, pois esta aprendizagem requer persistência e concentração.
* Habilidades Espaciais: crianças que têm dificuldades em relações espaciais , distâncias, relações de tamanho e para formar sequências.
* Perseverança: crianças que tem dificuldades de passar mentalmente de uma tarefa para outra, por exemplo, o desempenho em problemas que exigem múltiplas operações.
* Linguagem: os estudantes podem ter dificuldade para compreender alguns termos matemáticos como primeiro, último, seguinte etc. Apresentam dificuldades em compreender o enunciado de um problema.
* Raciocínio abstrato: estudantes que têm dificuldade de compreender conceitos abstratos e requerem material concreto ou situaçoes reais para compreender.
* Memória: estudantes que têm difiucldade de relembrar informações que lhe foram apresentadas. Exigem mais repetições.
* Processamento perceptivo: estudantes que apresentam dificuldades na leitura e na escrita de quantidades, na realização de operações e em alguns casos na resolução de problemas.
* Problemas emocionais: as crianças com interferências emocionais têm mais dificuldades em matemática que outras crianças, pois esta aprendizagem requer persistência e concentração.
Características das dificuldades de percepção auditiva

* Tem dificuldade para distinguir entre sons.
* Volta a cabeça na direção do professor para ouvir melhor.
* Observa o rosto e lábios do professor atentamente.
* Frequentemente diz: Hã?
* Tem dificuldade para seguir instruções ou compreender as explicações dadas ao grupo.
* Não presta atenção às histórias lidas em voz alta e discussões.
* Tem dificuldade para seguir instruções orais.
* Pede repetidamente para que as instruções sejam repetidas.
* Prefere olhar as imagens dos livros a ler.
* Tem dificuldade para compreender uma gravação.
* Não soletra ou aprende foneticamente; depende da memória visual.
* Prefere interagir com os colegas por meio deesportes ao invés de conversando.
* Tem dificuldade para distinguir as palavras.
* Distrai-se facilmente com os sons de fundo.
* Tem qualidade receptiva nobre.
* Repete as orações dirigidas a ela.
Fonte: Dificuldades da aprendizagem - Detecção e estratégias de ajuda - Grupo Cultural
Características de uma criança com dificuldades de percepção visual

* Perde-se na leitura ou quando copia.
* Não gosta de olhar livros com imagens.
* Não nota coisas novas na sala de aula ou o que está a mais ou faltando numa imagem.
* Não vê detalhes.
* Equivoca-se em tarefas de agrupamento.
* Evita brincadeiras visuais.
* Depende dos adultos nas situações sociais e visoespaciais como passear pela sala de aula ou no colégio.
* Constantemente busca a ajuda do professor, dos seus pais e dos seus colegas nas tarefas visuais.
* Estas crianças, muitas vezes, substituem sua inadequação no processo de destreza visual com o tato.
* Tem dificuldade para distinguir entre formas, letras ou palavras.
* Usualmente inverte letras.
* Não são atraídas por desenhos, livros e filmes.
* Tem dificuldade de copiar da lousa ou de um livro.
* Pode apresentar os olhos avermelhados, alcrimejantes ou incômodos.
* Trabalha devagar.
* Tem vocabulário visual pobre.
* Não gosta de olhar livros com imagens.
* Não nota coisas novas na sala de aula ou o que está a mais ou faltando numa imagem.
* Não vê detalhes.
* Equivoca-se em tarefas de agrupamento.
* Evita brincadeiras visuais.
* Depende dos adultos nas situações sociais e visoespaciais como passear pela sala de aula ou no colégio.
* Constantemente busca a ajuda do professor, dos seus pais e dos seus colegas nas tarefas visuais.
* Estas crianças, muitas vezes, substituem sua inadequação no processo de destreza visual com o tato.
* Tem dificuldade para distinguir entre formas, letras ou palavras.
* Usualmente inverte letras.
* Não são atraídas por desenhos, livros e filmes.
* Tem dificuldade de copiar da lousa ou de um livro.
* Pode apresentar os olhos avermelhados, alcrimejantes ou incômodos.
* Trabalha devagar.
* Tem vocabulário visual pobre.
Fonte: Dificuldades da aprendizagem - Detecção e estratégias de ajuda. - Grupo Cultural
Definição de dificuldades na aprendizagem

Encontrei algumas definições, a partir de diferentes pontos de vista, que contribuem na compreensão dos transtornos na aprendizagem.
" De acordo com a definição atual de transtornos específicos da aprendizagem(TEA), estes implicam um rendimento na área acadêmica abaixo do esperado para a idade, o nível intelectual e o nível educativo, cujas manifestações se estendem para as outras áreas da vida somente naqueles aspectos que requerem a leitura, a escrita ou cálculo; o que deixa e fora deste diagnóstico o atraso mental, os transtornos de linguagem e os déficits sensoriais primários que afetam de forma global a vida cotidiana".
" O termo transtornos de aprendizagens descreve um transtorno neurobiológico pelo qual o cérebro humano funciona ou é estruturado de maneira diferente. Estas diferenças interferem na capacidade de pensar ou recordar. Os transtornos da aprendizagem podem afetar a habilidade da pessoa para falar, escutar, ler, escrever, soletrar, raciocinar, recordar, organizar a informação ou aprender a matemática".
" Um transtorno da aprendizagem é um impedimento psicológico ou neurológico para a linguagem oral e escrita ou para as outras condutas preceituais cognitivas ou motoras. O impedimento: * manifesta-se por meio de discrepâncias entre as condutas específicas e suas execuções. * não é devido principalmente a atraso mental, problemas emocionais ou falta de oportunidades de aprender".
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